Bolsa 13/05924-6 - Microbiota, Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa q - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da restrição energética e do grupo genético sobre a microbiota do trato gastrintestinal de frangos de corte.

Processo: 13/05924-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Marcos Macari
Beneficiário:Raquel Lunedo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiota   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Microbiota | qPCR | restrição energética | restrição quantitativa | Microbiologia aplicada à frangos de corte

Resumo

O presente projeto tem por objetivo avaliar o efeito da restrição alimentar qualitativa e quantitativa e da genética dos animais sobre o desempenho, as características de carcaça e os principais grupos bacterianos presentes no trato digestivo de frangos de corte. Serão realizados dois experimentos idênticos, o primeiro com uma linhagem comercial de frangos de corte, e o segundo com uma linhagem de crescimento lento. Todos os animais serão criados até os 21 dias de idade sem distinção de tratamentos. Aos 21 dias, eles serão divididos em 3 tratamentos experimentais: controle, restrição da EM (Energia Metabolizável) de 30% dos 21 aos 42 dias e restrição quantitativa de 70% dos 21-28 dias, seguido de realimentação. O desempenho zootécnico dos animais será mensurado aos 21 e 42 dias. Serão coletadas 4 repetições de amostras de microbiota intestinal do íleo e do ceco dos animais aos 21 e 42 dias, e também aos 28 dias para os tratamentos 1 e 3. Para a análise de quantificação absoluta por PCR quantitativo em tempo real (qPCR), o DNA metagenômico das amostras será extraído e submetido à amplificação por PCR com primers específicos para os grupos bacterianos a serem estudados, e comparados com curvas-padrão construídas a partir de clones construídos a partir dos mesmos fragmentos. Os valores de Ct (Cycle Threshold) obtidos para cada amostra serão então convertidos em número de cópias do gene 16S rRNA e expressos como número de cópias/g de muco ou de conteúdo intestinal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUNEDO, RAQUEL; FURLAN, LUIZ R.; FERNANDEZ-ALARCON, MIGUEL F.; SQUASSONI, GUSTAVO H.; CAMPOS, DANIEL M. B.; PERONDI, DANI; MACARI, MARCOS. Intestinal microbiota of broilers submitted to feeding restriction and its relationship to hepatic metabolism and fat mass: Fast-growing strain. JOURNAL OF ANIMAL PHYSIOLOGY AND ANIMAL NUTRITION, v. 103, n. 4, p. 1070-1080, . (13/05924-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LUNEDO, Raquel. Efeito da restrição alimentar e do grupo genético sobre a microbiota do trato gastrintestinal, a expressão gênica hepática e a deposição de lipídeos na carcaça de frangos de corte. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.