Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre o processo intelectivo no 'Tractatus de Intellectibus' de Pedro Abelardo

Processo: 13/05954-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 01 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:José Carlos Estêvão
Beneficiário:André Botelho Scholz
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/14031-8 - A teoria intelectiva no "de intellectibus" de Pedro Abelardo, BE.EP.MS
Assunto(s):Processos cognitivos

Resumo

O objetivo desta pesquisa será estudar o processo intelectivo elaborado por Pedro Abelardo no "Tractatus de Intellectibus". Nosso maior interesse é apontar como Abelardo desenvolve uma teoria em que o conhecimento do universal é impossível para o homem, ou ao menos é possível apenas de maneira confusa. Este fato é consequência direta da estrutura intelectiva apresentada pelo filósofo, de maneira que só pode ser compreendida à luz da articulação de todo o processo intelectivo. Buscaremos mostrar, assim, como existe um problema que se coloca na relação entre intelecção e conhecimento. A intelecção é concebida como a atenção do espírito, a partir da razão, sobre a sensação e a imagem da coisa (que nada mais são do que a atenção do espírito sobre as coisas; no caso da imaginação essa percepção é confusa), ou seja, não há nenhum caráter de conhecimento definido como a apreensão da natureza ou forma da coisa. Porém, as intelecções podem ou não ser significativas, isto é, elas podem ser vazias ou sãs. Assim, é preciso investigar de que maneira o conhecimento pode ser originado na intelecção, pois o conceito de sanidade não é esgotável a partir somente de maneira que significa as coisas. A hipótese que nossa pesquisa buscará levantar é que a estimativa, enquanto afecção da alma, pode surgir como divisa para possibilitar o conhecimento a partir da intelecção. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCHOLZ, André Botelho. Entre sentido e razão: um estudo sobre a ordenação do intelecto no Tratado das Intelecções de Pedro Abelardo. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.