Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da heme oxigenase-1 na leishmaniose visceral canina

Processo: 13/06068-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Valéria Marçal Felix de Lima
Beneficiário:Breno Fernando Martins de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia veterinária   Leishmania infantum chagasi   Estresse oxidativo   Cães   Heme
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cão | Estresse oxidativo | heat shock protein 32 | heme | Hmox1 | Leishmania infantum chagasi | Imunologia veterinária

Resumo

A Leishmaniose Visceral (LV) no homem é uma doença crônica e freqüentemente fatal se não tratada e está em franca expansão com avanço também no estado de São Paulo, em regiões com características urbanas como Araçatuba. Segundo a Secretária de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a doença está em expansão com alta taxa de mortalidade, sendo que a região de Araçatuba concentra o maior número de casos do estado. A LV canina constitui um grave problema de Saúde Pública, pois os cães infectados são potentes transmissores do parasito para humanos através do vetor flebotomínio, e a doença canina é mais prevalente que a doença humana, normalmente os casos caninos precedem os casos humanos. O cão é, portanto, um alvo importante nas medidas de controle. A progressão da doença canina é acompanhada por falha na imunidade celular e produção de citocinas que suprimem a função dos microbicida dos macrófagos, a supressão das células T é bem documentada, porém os mecanismos que levam a falha na reposta imunológica são pouco conhecidos. Recentemente o envolvimento da enzima heme oxigenase-1 (HO-1) na leishmaniose visceral foi relatado; em modelo experimental a sua expressão modula a resposta imunológica e parece estar envolvida com a suscetibilidade a infecção. Além da sua função imunoreguladora a HO-1 é uma enzima que degrada o heme, um agente pró-oxidante proveniente da hemoglobina liberada durante o rompimento das hemácias, assim a enzima atua como agente antioxidante no organismo. Na leishmaniose visceral canina o metabolismo oxidativo encontra-se alterado, o que sugere o envolvimento da enzima na resposta imunológica, além disso, resultados preliminares mostraram maior concentração plasmática da enzima em cães infectados comparado a saudáveis. A fim de avaliar a importância da HO-1 na resposta imunológica dos cães com leishmaniose visceral, serão utilizados 10 cães controles e 20 cães infectados, os teores plasmáticos e esplênicos da enzima serão avaliados e tais parâmetros correlacionados com a presença de IL-10 no baço e com marcadores de estresse oxidativo, bem como as substâncias associadas ao metabolismo do heme. Ensaios in vitro serão realizados para determinar o efeito da HO-1 sobre a taxa proliferação de linfócitos Ag específica, a taxa de infecção por Leishmania spp. em macrófagos saudáveis, bem como a produção de citocinas nessas condições, a carga parasitária esplênica será correlacionada a expressão da enzima. Devido à importância do cão no ciclo urbano da doença, o conhecimento dos mecanismos imunopatológicos da doença pode ser útil para aprimorar medidas de controle.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, B. F. M.; SILVA, K. L. O.; VENTURIN, G. L.; CHIKU, V. M.; LEAL, A. A. C.; BOSCO, A. M.; CIARLINI, P. C.; LIMA, V. M. F.. Induction of haem oxygenase-1 increases infection of dog macrophages by L-infantum. PARASITE IMMUNOLOGY, v. 39, n. 12, . (13/06068-6, 13/07496-1)
MARTINS DE ALMEIDA, BRENO FERNANDO; OLIVEIRA SILVA, KATHLENN LIEZBETH; CHIKU, VANESSA MARIM; CORREA LEAL, ALINE APARECIDA; VENTURIN, GABRIELA LOVIZUTTO; NARCISO, LUIS GUSTAVO; CEREIJIDO BERSNI FINK, MARIA FERNANDA; EUGENIO, FLAVIA DE REZENDE; PATTO DOS SANTOS, PAULO SERGIO; CIARLINI, PAULO CESAR; et al. The effects of increased heme oxygenase-1 on the lymphoproliferative response in dogs with visceral leishmaniasis. Immunobiology, v. 222, n. 5, p. 693-703, . (13/06068-6, 13/07496-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Breno Fernando Martins de. O papel da heme oxigenase-1 na leishmaniose visceral canina. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.