Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação biomecânica de próteses implantossuportadas de hexágono interno em maxila anterior com diferentes tipos de ancoragem óssea: estudo pelo método dos elementos finitos 3-D

Processo: 12/21065-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Fellippo Ramos Verri
Beneficiário:Ronaldo Silva Cruz
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Implantes dentários

Resumo

A conexão do tipo hexágono interno tem sido utilizada amplamente, uma vez que permitiu reduzir a possibilidade de complicações mecânicas nos implantes dentários. Além disso, o estudo de implantes instalados na região anterior maxilar, que é uma região que exige maior perícia para instalação satisfatória, é fundamental para o sucesso clínico. Assim, este estudo tem como objetivo analisar o efeito biomecânico de próteses implantossuportadas unitárias em implantes de geometria de hexágono interno instalados em região de maxila anterior, variando-se o grau de ancoragem no tecido ósseo: a) colocação convencional aquém da cortical óssea; b) bicorticalização c) levantamento do assoalho sinusal com a bicorticalização ("sinus lift") A metodologia empregada será a de elementos finitos tridimensionais. O programa InVesalius (CTI, São Paulo, Brasil) será empregado para a modelagem do tecido ósseo e os programas Rhinoceros 3D 4.0 (NURBS Modeling for Windows, USA) e o SolidWorks 2011 (SolidWorks Corp, USA) serão utilizados na modelagem final dos 3 modelos tridimensionais. Cada modelo será constituído de um bloco ósseo, com a inserção de um implante de 4,00 x 10 mm (Conexão Sistema de Prótese, Ltda, São Paulo, Brasil) recebendo uma coroa metalocerâmica. Os modelos serão processados no programa de elementos finitos FEMAP v.10.2 (Siemens Product Lifecycle Management Software Inc.USA) a fim de se realizar a geração das malhas e análise posterior. O carregamento será de 178N, em ângulo de 0º, 30º e 60º. Os resultados serão visualizados por meio de mapas de tensão de von Mises (Implante e Coroa) e Tensão Máxima Principal (Tecido Ósseo), com possíveis individualizações quando se fizer necessário a fim de se avaliar a distribuição de tensões no sistema implante e tecido ósseo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERRI, FELLIPPO RAMOS; CRUZ, RONALDO SILVA; ARAUJO LEMOS, CLEIDIEL APARECIDO; DE SOUZA BATISTA, VICTOR EDUARDO; FARIA ALMEIDA, DANIEL AUGUSTO; GONCALES VERRI, ANA CAROLINE; PELLIZZER, EDUARDO PIZA. Influence of bicortical techniques in internal connection placed in premaxillary area by 3D finite element analysis. COMPUTER METHODS IN BIOMECHANICS AND BIOMEDICAL ENGINEERING, v. 20, n. 2, p. 193-200, 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.