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Compreensão dos fenômenos envolvidos na Física Moderna e Contemporânea: resolução de problemas na transposição didática

Processo: 12/21836-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira
Beneficiário:María Elena Truyol
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Resolução de problemas   Compreensão

Resumo

A atualização do currículo escolar com a inclusão de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) vem sendo requerida há mais de duas décadas. A necessidade de formar cidadãos capazes de atuar criticamente na atual sociedade altamente tecnológica requer a inclusão de novos conhecimentos (Pietrocola, 2008). À luz de investigações já realizadas e com base no referencial teórico denominado "Modelo de Compreensão para a Resolução de Problemas em Física" (Truyol e Gangoso, 2010, 2012), é plausível a possibilidade de seleção de enunciados de problemas de FMC condizentes com os objetivos instrucionais almejados e com os obstáculos epistemológicos e pedagógico-didáticos relacionados com eles. Dessa maneira, se poderia ressignificar as propostas educacionais que empregam a resolução de problemas atrelando os conhecimentos e características da estrutura cognitiva de quem aprendem às atuais necessidades de formação. A presente pesquisa visa produzir conhecimento que possa favorecer o delineamento de estratégias de ensino para as aulas de Física. Os principais objetivos são: Ampliar o conhecimento teórico de obstáculos pedagógicos e epistemológicos relacionados a um modelo de compreensão para a resolução de problemas em Física; Desenvolver materiais instrucionais para o ensino de FMC fundamentados nos resultados de investigação da área que consideram as características dos sujeitos, da tarefa e do contexto; Desenvolver um projeto que permita a realização de uma análise da implementação da proposta; Construir instrumentos baseados em investigações da área que possam ser compartilhados com investigadores e docentes.