Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade tripanocida da lignana (-)-cubebina encapsulada em sistema in vivo na fase aguda da infecção experimental

Processo: 13/04880-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Viviane Rodrigues Esperandim
Beneficiário:Nayara Bruna dos Reis Neres
Instituição-sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Piperaceae   Doença de Chagas

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe avaliar uma substância no tratamento da doença de Chagas. A doença de Chagas apresenta nos dias atuais um problema de saúde pública, que afeta uma grande parcela da população, principalmente na América Latina. No Brasil ainda não foi desenvolvido um terapêutico para o tratamento da doença que não apresente efeitos tóxicos e colaterais. A substância avaliada neste estudo, a (-)-cubebina do gênero Piper pertencente à família Piperaceae, apresenta um grande interesse, por fazer parte da classe de produtos naturais, as lignanas, que apresenta uma variedade de propriedades biológicas. A (-)-cubebina, uma lignana dibenzilbutirolactônica é bem distribuída no reino vegetal. Destacando-se que será feito por meio de ensaios in vivo, o isolamento da substância (-)-cubebina das sementes de Piper cubeba, e a sua encapsulação, além da avaliação da intensidade do parasitismo na fase aguda da doença de chagas experimental. Os resultados obtidos pela parasitemia serão comparados aos obtidos por um grupo de animais, tratados com a mesma substância, mais de uma forma não encapsulada. É importante ressaltar que o principal objetivo do projeto é fazer uma avaliação da atividade terapêutica da lignana (-)-cubebina em fase aguda, e a encapsulação da mesma, pelo método de emulsão/evaporação de solvente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NERES, NAYARA B. R.; MONTAGNINI, DANIEL; FERREIRA, DANIELE S.; PARREIRA, RENATO L. T.; ORENHA, RENATO P.; LIMA, THAIS C.; MOLINA, EDUARDO F.; CUNHA, WILSON R.; SILVA, MARCIO L. A.; ESPERANDIM, VIVIANE R. In Vivo and in Silico Trypanocidal Activity Evaluation of (-)-Cubebin Encapsulated in PLGA Microspheres as Potential Treatment in Acute Phase. CHEMISTRY & BIODIVERSITY, v. 18, n. 6 JUN 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.