Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da via colinérgica anti-inflamatória na migração de neutrófilos em modelo de peritonite experimental

Processo: 13/01466-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Alexandre Kanashiro
Beneficiário:Matheus Christovam Mangetti
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/20343-4 - Via colinérgica anti-inflamatória: o papel da neuroimunomodulação no controle da resposta inflamatória, AP.JP
Assunto(s):Inflamação   Receptores adrenérgicos   Receptores nicotínicos   Neuroimunomodulação   Neutrófilos

Resumo

A migração de neutrófilos relacionada à inflamação de tecidos é um evento crítico na manutenção da homeostasia e essencial para as respostas orgânicas contra invasores patogênicos. Esse processo ocorre devido à (I) liberação de mediadores inflamatórios (quimiocinas e citocinas) por macrófagos residentes, (II) expressão de moléculas de adesão, as quais provocam o rolamento e a adesão de neutrófilos em células endoteliais, e (III) transmigração destas células em direção ao espaço extra-vascular. Por outro lado, a liberação excessiva de neutrófilos leva a danos teciduais, como observado em processos inflamatórios crônicos, como as doenças auto-imunes. Portanto, a regulação da migração dos neutrófilos tem se tornado uma importante estratégia no tratamento de condições patológicas inflamatórias. Recentemente, diversos estudos têm estabelecido que ambos os sistemas imune e nervoso central (SNC) comunicam um com o outro através de um elaborado eixo neuro-imune bidirecional e que o SNC controla as respostas imunes por mecanismos dependentes do sistema autônomo parassimpático/simpático, na chamada "via colinérgica anti-inflamatória". Desta forma, o presente projeto tem como objetivo principal investigar o papel da ativação/bloqueio da via colinérgica anti-inflamatória (com ênfase em receptores beta-adrenérgicos e nicotínicos) na migração de neutrófilos em modelos de peritonite, utilizando para este fim diferentes estratégias cirúrgicas (vagotomia, esplenectomia) e/ou farmacológicas (agonistas/antagonistas beta-adrenérgicos/nicotínicos, derivados nicotínicos, drogas simpatolíticas, etc). No presente projeto, investigaremos (I) migração de neutrófilos (avaliado pela contagem total e diferencial do lavado peritoneal); (II) expressão de moléculas de adesão no tecido endotelial e neutrófilos, (III) adesão e rolamento, (IV) permeabilidade vascular (avaliado por azul de Evans) e (V) produção local de citocinas/quimiocinas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, RANGEL L.; CASTANHEIRA, FERNANDA V.; FIGUEIREDO, JOZI G.; BASSI, GABRIEL S.; FERREIRA, SERGIO H.; CUNHA, FERNANDO Q.; CUNHA, THIAGO M.; KANASHIRO, ALEXANDRE. Pharmacological Beta-Adrenergic Receptor Activation Attenuates Neutrophil Recruitment by a Mechanism Dependent on Nicotinic Receptor and the Spleen. Inflammation, v. 39, n. 4, p. 1405-1413, AUG 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.