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O Encontro da Arte com a Educação como mecanismo da governamentalidade contemporânea

Processo: 13/03465-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Fernando Luiz Zanetti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Artes   Michel Foucault   Dispositivos   Governamentalidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Dispositivo | educação | Governamentalidade | Michel Foucault | Psicologia Social da Arte | Psicologia Social da Arte

Resumo

A presente investigação propõe-se a realizar uma cartografia crítica da emergência de práticas artísticas marcadas por objetivos pedagógicos. Assim, na qualidade de um estudo em psicologia social, almeja problematizar determinados lugares ocupados pela arte em nossa atualidade e, mais especificamente, os processos de subjetivação correntes no campo educacional que tomam as práticas da arte como seu instrumento e/ou princípio de ação. Visa-se, enfim, trazer à baila o sistema de enunciabilidade e o tipo de racionalidade que facultam alguns discursos educacionais existirem em detrimento de outros, ou como se postulam e valoram as relações da arte com as práticas educacionais, por meio da absorção das práticas artísticas por aquilo que Michel Foucault designou como governamentalidade. Para tanto, toma como referencial teórico a crítica empreendida por Foucault acerca da produção de práticas sociais que subjetivam os indivíduos em torno de certos dispositivos com vistas ao controle produtivo das condições de vida das populações. Como fonte de análise, elegeu-se um arquivo composto dos artigos, divulgados nas últimas duas décadas (1990-2010), de periódicos brasileiros dos campos da arte e da educação, classificados como A1 e A2 pelo sistema Qualis da CAPES, os quais possivelmente indicarão que alianças e rupturas foram estabelecidas na constituição de um dispositivo educacional que toma a arte como seu estandarte. Trata-se, assim, de analisar criticamente um dispositivo que, no atual momento histórico do país, disporia a arte - ou a determinados atributos e ações acoplados a ela por diferentes práticas sociais - como um destacado princípio governamentalizador.

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