Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das bases moleculares de módulos de ligação a carboidratos (CBMs) derivados de metagenômica

Processo: 13/06336-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Mattos Zeri
Beneficiário:Bruna Medéia de Campos
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/14009-5 - Estudo das interações entre módulos de ligação ao carboidrato e carboidratos, BE.EP.PD
Assunto(s):Celulase   Biologia estrutural   Metagenômica   Bioetanol   Ressonância magnética nuclear

Resumo

Nos últimos anos, devido expansão da demanda por energia, dependência da sociedade por combustíveis fósseis e limitação destas fontes e poluição ambiental, os biocombustíveis tem atraído grande interesse por se apresentarem como uma fonte alternativa e renovável de energia. Entretanto, a sua produção a partir de biomassa ainda é considerada uma tecnologia cara e de baixa eficiência. Portanto, os módulos de ligação a carboidratos (CBMs) vêm ganhando cada vez mais espaço neste campo, por serem os principais módulos proteícos capazes de orientar os módulos catalíticos de polissacaridases, necessários para quebrar a biomassa de celulose em açúcares, que podem, então, ser convertidos em combustível líquido. O estudo destes módulos torna-se então essencial para a produção de quimeras com domínios catalíticos com a finalidade de tornar o processo de degradação da biomassa para produção de combustíveis mais eficiente e barato. O estudo da metagenômica também tem sido de extrema importância para a identificação de novos biocatalisadores, visto que 99% dos microrganismos não são passiveis de serem cultivados em laboratório, restando recorrer à análise em larga escala do DNA para identificação dos mesmos.Através desta técnica, o grupo do Dr. Fabio Squina identificou diversas enzimas que possivelmente possuem CBMs, entre elas uma celulase e uma xilanase, ambas com uma região com características de CBMs e que compartilham algum grau de identidade com outras enzimas que apresentam CBMs.Este projeto tem, portanto, como objetivo, caracterizar estes CBMs, através de ensaios de ligação com substrato, resolver sua estrutura tridimensional e elucidar o mecanismo de interação destes módulos com seus substratos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TRAMONTINA, ROBSON; FRANCO CAIRO, JOAO PAULO L.; LIBERATO, MARCELO V.; MANDELLI, FERNANDA; SOUSA, AMANDA; SANTOS, SAMANTHA; RABELO, SARITA CANDIDA; CAMPOS, BRUNA; IENCZAK, JACIANE; RULLER, ROBERTO; DAMASIO, ANDRE R. L.; SQUINA, FABIO MARCIO. The Coptotermes gestroi aldo-keto reductase: a multipurpose enzyme for biorefinery applications. BIOTECHNOLOGY FOR BIOFUELS, v. 10, JAN 3 2017. Citações Web of Science: 6.
CAMPOS, BRUNA MEDEIA; LIBERATO, MARCELO VIZONA; ALVAREZ, THABATA MARIA; ZANPHORLIN, LETICIA MARIA; EMATSU, GABRIELA CRISTINA; BARUD, HERNANE; POLIKARPOV, IGOR; RULLER, ROBERTO; GILBERT, HARRY J.; DE MATTOS ZERI, ANA CAROLINA; SQUINA, FABIO MARCIO. A Novel Carbohydrate-binding Module from Sugar Cane Soil Metagenome Featuring Unique Structural and Carbohydrate Affinity Properties. Journal of Biological Chemistry, v. 291, n. 45, p. 23734-23743, NOV 4 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.