Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação Farmacocinética de metabólitos secundários das folhas de Copaifera langsdorffii Desf

Processo: 13/09666-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 13 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 12 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Jairo Kenupp Bastos
Beneficiário:Juliana de Carvalho da Costa
Supervisor no Exterior: Hartmut Derendorf
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/03852-5 - Avaliação farmacocinética do extrato bruto e de metabólitos secundários das folhas de Copaifera langsdorffii Desf., BP.DR
Assunto(s):Farmacocinética

Resumo

O tratamento à base de plantas é a forma mais comumente empregada na medicina tradicional. Porém, órgãos responsáveis pelo sistema de saúde estão exigindo cada vez mais a realização de estudos farmacocinéticos desses extratos, visando monitorar os princípios ativos da droga vegetal no sangue. A espécie Copaifera langsdorffii Desf. é popularmente conhecida como "copaíba" e apresenta uma diversidade de usos etnofarmacológicos relatados, principalmente do seu óleo-resina. Contudo, nos últimos anos, nosso grupo de pesquisa vem estudando além da óleo-resina, as partes aéreas da espécie C. langsdorffii e foi possível observar que o extrato hidroalcoólico das folhas apresentou atividade antilitiásica in vivo e in vitro. Com a intenção de descobrir quais os possíveis princípios ativos relacionados a esta atividade, foram isolados e identificados alguns compostos flavonoídicos e derivados galoilquínicos da espécie. Tais compostos, bem como o extrato das folhas de C. langsdorffii serão estudados farmacocineticamente, no presente projeto, em ratos Sprague-Dawley tratados com dose única. Para cada animal serão coletadas amostras seriadas de sangue (300 µL) por punção sublingual em tempos definidos de acordo com estudo piloto. Considerando que para apresentar atividade antilitiásica os compostos ativos devem ser eliminados por via renal, será investigado o comportamento farmacocinético desses componentes no plasma e na urina, bem como serão identificados os possíveis metabólitos destes por cromatografia líquida de alta eficiência em tandem (CLAE-EM/EM). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA COSTA, JULIANA DE CARVALHO; MOTTA, ERICK V. S.; BARRETO, FABIANO; DE ARAUJO, BIBIANA VERLINDO; DERENDORF, HARTMUT; BASTOS, JAIRO KENUPP. Development and Validation of a Sensitive UFLC-MS/MS Method for Quantification of Quercitrin in Plasma: Application to a Tissue Distribution Study. ACS OMEGA, v. 4, n. 2, p. 3527-3533, FEB 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.