Busca avançada
Ano de início
Entree

Dialelo parcial para análise da tolerância à ferrugem asiática entre genitores transgênicos e convencionais de soja

Processo: 13/07152-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Natal Antonio Vello
Beneficiário:Felipe Maniero Nazato
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Phakopsora pachyrhizi   Melhoramento genético vegetal

Resumo

A crescente demanda mundial por produtos associados ao complexo soja, a expansão na área cultivada com a soja tolerante ao herbicida glifosato (Roundup Ready®) e o advento da ferrugem asiática da soja como uma doença devastadora no Brasil, vêm exigindo a obtenção de cultivares elites de soja com resistência/tolerância à ferrugem e tecnologia transgênica. O objetivo deste trabalho é avaliar a reação à ferrugem de cruzamentos de soja transgênica e convencional, por meio do desempenho de suas progênies. Os materiais genéticos compreendem progênies F2:5 e F2:6 oriundas de 20 cruzamentos (10 progênies/cruzamento) entre os genitores com alta produtividade de óleo USP 70.108, USP 70.010, USP 70.113, USP 70.007 e USP 70.042 com cultivares elites convencionais (BRS 133 e Conquista) e suas versões essencialmente derivadas transgênicas (BRS 245 RR e BRS Valiosa RR). Os experimentos envolvem dois tipos de manejo com herbicidas, sendo manejo convencional para soja convencional e manejo baseado no herbicida glifosato para a soja RR, e dois tipos de manejo de fungicidas, um experimento com aplicações sucessivas de Opera & Nativo (fungicidas que controlam a ferrugem e as doenças de final de ciclo, DFC) e outro experimento com aplicações de Derosal (fungicida que controla apenas as DFC). Serão analisados os caracteres produtividade de grãos (PG), peso de cem sementes (PCS), taxa de reação à ferrugem sobre a produtividade (TRFP) e taxa de reação à ferrugem sobre o tamanho das sementes (TRFT). As análises estatístico-genéticas utilizarão os programas computacionais SAS e R e as análises dialélicas basear-se-ão no método 2 (modelo fixo) de Griffing. As reações dos genótipos de soja à ferrugem serão comparadas nas duas tecnologias (convencional e transgênica, cruzamentos com e sem o transgene RR e manejos de herbicidas), por meio de médias e estimativas de parâmetros de capacidade de combinação. As estimativas destes parâmetros serão importantes para nortear as próximas etapas de seleção, a serem conduzidas em experimentos de campo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NAZATO, Felipe Maniero. Análise da tolerância à ferrugem asiática em dialelo parcial com genitores transgênicos e convencionais de soja. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.