Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de matriz de transferência para modelos de triangulações causais

Processo: 13/06179-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade
Pesquisador responsável:Anatoli Iambartsev
Beneficiário:José Javier Cerda Hernández
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Modelo de Ising   Modelo de Potts   Spin

Resumo

O projeto tem por objetivo estudar modelos de spins clássicos acoplados com a estrutura de triangulações causais (Lorentzianas). Primeiramente consideraremos modelos mais simples como o modelo de Ising, associados com triangulações. A seguir estudaremos generalizações naturais dela, como o modelo de Potts e o modelo de Heisenberg acoplados com triangulações. Os métodos utilizados para estudar esses modelos serão a matriz de transferência e a teoria de Krein-Rutman. Essa abordagem nos permite encontrar regiões para os parâmetros dos modelos, onde a energia livre converge e a medida de Gibbs do sistema pode ser representada por uma cadeia de Markov. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CERDA HERNANDEZ, J. Potts model coupled to random causal triangulations. Journal of Mathematical Physics, v. 58, n. 12 DEC 2017. Citações Web of Science: 0.
CERDA-HERNANDEZ, J. Critical region for an Ising model coupled to causal triangulations. JOURNAL OF STATISTICAL MECHANICS-THEORY AND EXPERIMENT, FEB 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HERNÁNDEZ, José Javier Cerda. Modelos de Ising e Potts acoplados as triangulações de Lorentz. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.