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Diálogos entre compositor e crítico: o conceito de Música Popular em Béla Bartók e Theodor W. Adorno

Processo: 13/07549-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Jordão Machado
Beneficiário:Caio Vinicius Russo Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Música popular   Estética da música   Teoria crítica   Theodor W. Adorno   Século XX
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adorno | Béla Bartók | estetica da musica | música popular | Nova Música do Século XX | Teoria Crítica | Theodor W | Estética da Música

Resumo

A seguinte pesquisa tem por intuito jogar luz sobre a relação entre o compositor Béla Bartók e o crítico Theodor W. Adorno. Visando por meio de esse contato adentrar-se uma região pouco estudada da estética: a relação dialética entre o compositor e o crítico. Selecionamos, como principais textos para esse diálogo, escritos da década de 1920 e 1930, tanto do compositor quanto do crítico. Para firmarmos a possibilidade de colóquio entre ambos, propendemos matizar e contrapor o conceito de "Música Popular" e seus desdobramentos, remetendo-nos às críticas musicológicas do filósofo crítico aos escritos de cunho sócio-musicológicos do compositor. Selecionamos a metodologia da crítica imanente ao objeto para analisarmos os textos propostos. Partindo dessas perscrutações será possível recolocar a posição do crítico e do filósofo frente ao fenômeno histórico e estético da Nova Música do século XX, interpolando-os. (AU)

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