Busca avançada
Ano de início
Entree

O fogo quebra a dormência e aumenta a germinação de espécies de cerrado?

Processo: 12/24240-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 01 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Alessandra Tomaselli Fidelis
Beneficiário:Heloiza Lourenço Zirondi
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Fumaça   Campos rupestres   Fogo   Germinação

Resumo

O fogo é um processo natural integrado nas funções de diversos ecossistemas. Ele está presente no Cerrado e leva a alterações na dinâmica, estrutura e composição das comunidades vegetais. Desta forma, estudos sobre as respostas da vegetação ao fogo são de grande importância para a compreensão deste processo. A presente proposta visa avaliar o efeito do fogo na germinação de sementes de Fabaceae e Melastomataceae, através da análise do efeito de altas temperaturas (60°, 100°, 150° e 200°) e tempos de exposição das sementes (1' e 5'). Além disso, pretende-se avaliar o efeito da fumaça na germinação através do uso de soluções líquidas de fumaça em diferentes concentrações (1:1 e 1:10). Tem-se como hipótese que as sementes com testa com tegumento permeável (Melastomataceae) responderão positivamente `a fumaça (aumento na germinação), enquanto que espécies com testa impermeável (Fabaceae) terão a dormência quebrada pela exposição a altas temperaturas. Pretende-se obter resultados relevantes para o entendimento da germinação de espécies do Cerrado e que ajudem a estipular um melhor regime de fogo para tais áreas, contribuindo desta forma para o manejo da comunidade vegetal .

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZIRONDI, HELOIZA L.; SILVEIRA, FERNANDO A. O.; FIDELIS, ALESSANDRA. Fire effects on seed germination: Heat shock and smoke on permeable vs impermeable seed coats. FLORA, v. 253, p. 98-106, APR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.