Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise retórica da narrativa memorialística de Paschoal Lemme

Processo: 13/06827-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius da Cunha
Beneficiário:Roberta Aline Sbrana
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Autobiografias   Educação no Brasil   Filosofia da educação

Resumo

Este projeto decorre de dois trabalhos de pesquisa sobre Paschoal Lemme realizados durante a graduação da candidata, ambos com bolsa PIBIC/USP/CNPq e vinculados ao Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq). Os resultados daqueles trabalhos permitiram discutir o valor das narrativas memorialísticas, de maneira a projetar a continuidade da investigação das mesmas fontes em nova perspectiva teórico-metodológica, a análise retórica. Este projeto visa examinar o discurso memorialístico de Lemme focalizando suas concepções filosóficas, políticas e educacionais, a fim de identificar seus argumentos centrais e as estratégias argumentativas contidas em seu discurso, situando seu intuito persuasivo no contexto de sua publicação. Para isso, serão realizados estudos das memórias do autor e de fontes bibliográficas relativas à análise retórica e ao contexto de elaboração e veiculação de suas memórias, de modo a refletir sobre a relação estabelecida por Paschoal Lemme com os leitores de suas obras. As conclusões permitirão discutir os posicionamentos do autor quanto à mobilização dos educadores no contexto político e educacional da década de 1980.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SBRANA, Roberta Aline. Análise retórica da narrativa memorialística de Paschoal Lemme. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.