Busca avançada
Ano de início
Entree

Reaproveitamento de cascas de laranja residuais para a obtenção de produto adsorvente de contaminantes orgânicos e inorgânicos, para uso no tratamento de água

Processo: 13/06413-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Leandro Cardoso de Morais
Beneficiário:Carolina Monteiro Santos
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Pirólise   Tratamento de água   Análise térmica   Biomassa

Resumo

O Brasil atual tem sua estrutura econômica fundamentada no setor agroindustrial, sendo o líder mundial no ranking de produção do suco da laranja. Em consequência disso, os resíduos gerados dessa atividade são exorbitantes, os quais têm significativo impacto no meio ambiente e saúde da população, devido ao volume de resíduos gerados os quais não têm um destino apropriado e sustentável. Este trabalho terá como objetivo a caracterização térmica da casca da laranja seca, sob os efeitos de pirólise e queima, usando análises térmicas. Será verificada também a eficiência desse material na sorção do contaminante etilbenzeno através de espectrofotometria de emissão ótica UV-Visível. Os metais tóxicos como Cu, Ni, Al, Zn, Pb e Cd por análise de ICP-OES, espectrometria de emissão óptica com plasma induzido acoplado. A amostra seca e pirolisada será caracterizada em termos de porosidade e área de superfície específica por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise de (BET). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAROLINA M. SANTOS; LEANDRO CARDOSO DE MORAIS. PARÂMETROS TERMODINÂMICOS DA CASCA DE LARANJA DESIDRATADA. Química Nova, v. 38, n. 4, p. -, Maio 2015.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Carolina Monteiro. Uso de cascas de laranja como adsorvente de contaminantes no tratamento de água. 2015. 144 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Experimental de Sorocaba..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.