Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem da redistribuição da chuva pela copa da cana-de-açúcar

Processo: 13/09283-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Jorge Marcos de Moraes
Beneficiário:Rafael Pires Fernandes
Supervisor no Exterior: Albert Van Dijk
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa: Australian National University (ANU), Austrália  
Vinculado à bolsa:11/15695-9 - Fluxos hidrológicos e de nitrogênio em vertentes de uma microbacia coberta por cana-de-açúcar., BP.MS
Assunto(s):Hidrologia   Balanço hídrico   Cana-de-açúcar

Resumo

A cana-de-açúcar é uma das culturas de maior importância socioeconômica no Brasil, assumindo papel cada vez mais relevante no cenário mundial. A interceptação da água da chuva pela copa dessa cultura tem-se mostrado importante em termos de balanço hídrico e, neste sentido, modelos hidrológicos que mensurem as perdas por interceptação, avaliando diferentes combinações de eventos e possibilitando a comparação entre inúmeros tipos de cobertura vegetal em ambientes diversos, adquirem grande importância. O modelo analítico adaptado criado por Dijk e Bruinjzeel (2001a) mostrou-se apto para simular essas perdas em um sistema agrícola misto, envolvendo mandioca, milho e arroz na Indonésia, sendo necessária sua aplicação em outros tipos de cobertura vegetal e regimes climáticos. Dessa maneira, como objetivos principais deste estágio de pesquisa no exterior têm-se a aplicação do modelo de Dijk e Bruinjzeel (2001a) em cana-de-açúcar; assim como a sua avaliação e validação, através da comparação dos dados obtidos em campo, coletados como parte da dissertação de mestrado, com aqueles obtidos através do modelo. A motivação para a proposta da bolsa de estágio também deve-se ao fato deste ser desenvolvido no centro de pesquisa australiano, ANU (Australian National University), especificamente junto ao professor Albert Van Dijk, elaborador e proprietário do modelo, e seu grupo de trabalho. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, RAFAEL PIRES; DA COSTA SILVA, ROBSON WILLIANS; SALEMI, LUIZ FELIPPE; BERTELI DE ANDRADE, TATIANA MORGAN; DE MORAES, JORGE MARCOS; VAN DIJK, ALBERT I. J. M.; MARTINELLI, LUIZ ANTONIO. The influence of sugarcane crop development on rainfall interception losses. Journal of Hydrology, v. 551, n. SI, p. 532-539, AUG 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.