Busca avançada
Ano de início
Entree

Entendendo a atividade de nanopartículas funcionalizadas contra vírus através de imageamento por difração coerente

Processo: 13/12190-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Mateus Borba Cardoso
Beneficiário:Juliana Martins de Souza e Silva
Supervisor no Exterior: Franz Pfeiffer
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Technische Universität München (TUM), Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/05481-4 - Manipulação da química superficial de nanocompósitos a base de prata: estudo do efeito biocida contra vírus envelopados, BP.PD
Assunto(s):Prata   Vírus   Nanocompósitos

Resumo

Os vírus estão entre os patógenos mais nocivos à população humana, sendo responsáveis pela morte de milhões de pessoas ao ano. Vacinas e terapias de cura ainda não estão disponíveis para várias doenças causadas por vírus, fazendo urgente o desenvolvimento de estratégias para contê-los. Nanopartículas têm mostrado atividade contra diversos vírus, mostrando-se materiais promissores para o uso em terapias de cura. A elucidação de como ocorre a interação entre vírus e nanopartículas é fundamental para o avanço no desenvolvimento destas terapias. Testes biológicos preliminares (Projeto 2012/05481-4) sugerem que nanopartículas de prata recobertas de sílica mesoporosa (AgNP-SM) funcionalizada com grupos mercapto, glicidil, isocianato, amino ou feniletil são capazes de reduzir a infecção celular por vírus. Diferentes graus de redução da infecção celular são observados quando os diferentes grupos químicos listados acima estão presentes na superfície dos nanocompósitos AgNP-SM, o que possivelmente ocorre como resultado dos variados tipos e graus de interação entre estes nanocompósitos e os vírus ou as células. A obtenção de imagens em três dimensões em alta resolução de como a interação entre nanocompósitos e vírus ocorre pode fornecer informações importantes sobre as bases estruturais envolvidas no controle da infecção viral. Assim, o projeto aqui descrito visa estudar a interação entre vírus e os nanocompósitos AgNP-SM. Para isso, pretende-se utilizar a técnica de CDI (coherent diffraction imaging) para obtenção de imagens destas interações. Estas imagens, além de contribuírem para o entendimento da ação antiviral de nanomateriais, possibilitarão a compreensão de como ocorrem interações entre os vírus e estruturas com determinados grupos químicos superficiais, permitindo avanço do desenvolvimento de novas terapias antivirais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA E SILVA, JULIANA MARTINS; MELO HANCHUK, TALITA DINIZ; SANTOS, MURILO IZIDORO; KOBARG, JOERG; BAJGELMAN, MARCIO CHAIM; CARDOSO, MATEUS BORBA. Viral Inhibition Mechanism Mediated by Surface-Modified Silica Nanoparticles. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 8, n. 26, p. 16564-16572, JUL 6 2016. Citações Web of Science: 14.
SILVA, JULIANA MARTINS DE S. E; ZANETTE, IRENE; NOEL, PETER B.; CARDOSO, MATEUS B.; KIMM, MELANIE A.; PFEIFFER, FRANZ. Three-dimensional non-destructive soft-tissue visualization with X-ray staining micro-tomography. SCIENTIFIC REPORTS, v. 5, SEP 25 2015. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.