Busca avançada
Ano de início
Entree

Compartilhamento Dinâmico de Veículos: Framework e Algoritmos para o Problema de Otimização

Processo: 13/06746-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Teoria da Computação
Pesquisador responsável:Eduardo Candido Xavier
Beneficiário:Douglas Oliveira Santos
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Heurística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Compartilhamento de veículos | heurística | Ridesharing | Taxi Sharing | Otimização Combinatória e Grafos

Resumo

Esse projeto de mestrado tem como objetivo o estudo e criação de métodos para facilitar o compartilhamento de veículos no dia a dia das pessoas.O nosso foco está no estudo de problemas de compartilhamento de veículos que na literatura pertencem a classe de problemas conhecidos como Dial-a-Ride-Problem.Estamos particularmente interessados em um problema que chamamos de dynamic taxi sharing with time windows problem (TSTWP),que consiste basicamente na atribuição de táxis a passageiros, que estão espalhados em diferentes localizaçõesdentro de uma determinada cidade. Várias restrições devem ser consideradas: a capacidade do veículo, o custo da viagem compartilhadanão pode ser maior do que o custo de uma viagem individual, e ainda cada passageiro e táxi tem uma janela de tempo, portanto, o problematambém consiste de atribuir um horário para cada evento de embarque e desembarque, respeitando essas janelas de tempo. Além disso, deseja-semaximizar o número de passageiros atendidos e minimizar o valor pago por cada passageiro.Apesar de focarmos no problema de compartilhamento de táxi, esse problema é facilmente estendido para modelar uma situação de compartilhamento de veículos privados.O projeto tem como objetivo a criação de métodos capazes de resolver tanto de forma exata quanto de forma heurística esse problema e a criação de um frameworkpara uso do sistema proposto.Também temos como objetivos o estudo de algoritmos eficientes para o problema de caminhos mínimos em mapas rodoviários, visto que paraa resolução eficiente do TSTWP, é necessário a detecção de caminhos eficientemente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Douglas Oliveira. Framework and algorithms for a dynamic ride-sharing problem. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.