Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da obesidade induzida por dieta hiperlipídica saturada sobre o comportamento da via B-adrenérgica miocárdica em Ratos Wistar

Processo: 12/20725-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Cicogna
Beneficiário:Danielle Fernandes Vileigas
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Coração   Cardiologia   Obesidade

Resumo

A obesidade, doença crônica metabólica caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura em relação à massa magra tecidual, é considerada uma epidemia global, que incide em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, afetando todos os grupos etários. Está associada a inúmeras comorbidades, representando grande problema de saúde pública. Diferentes autores apontam que a obesidade está relacionada com modificações cardiocirculatória e diversos fatores têm sido sugeridos como responsáveis pela mudança no desempenho cardíaco em modelos de obesidade, entre eles, alteração no sistema beta-adrenérgico. Esta via desempenha um papel importante na regulação neuro-endócrino da função cardíaca, sendo formada por receptores beta-adrenérgicos, proteína G, adenilato-ciclase e AMPc. O coração é constituído por três subtipos de ß-adrenoreceptores, ß1, ß2 e ß3, sendo o subtipo ß1 predominante e o mais importante na regulação do desempenho cardíaco. Após ligação do agonista adrenérgico sobre os receptores ß1 e ß2, os mesmos são acoplados à proteína G ativadora (Gs), promovendo a ligação da proteína G à adenilato-ciclase; a ativação desta enzima promove a formação de AMPc, a qual estimula a PKA, acarretando a fosforilação das proteínas reguladoras envolvidas no acoplamento excitação-contração-relaxamento cardíaco. Foi encontrado na literatura apenas um único estudo que avaliou o comportamento isolado da via beta-adrenérgica em modelos experimentais de obesidade não-genéticos, utilizando coelhos alimentados com dieta hiperlipídica insaturada durante 12 semanas; Carrol et al. analisaram o número de ß-adrenoreceptores e a atividade da adenilato-ciclase e verificaram que a obesidade não alterou esses componentes da via beta-adrenérgica. É bem difundida na literatura a relação de ácidos graxos saturados e aumento do risco de doenças cardiovasculares. Portanto, devido à associação danosa entre ácidos graxos saturados e coração, e em razão da ausência de trabalhos que avaliaram a relação entre a obesidade por dieta hiperlipídica saturada e a via ß-adrenérgica miocárdica, o objetivo deste estudo é testar a hipótese que a obesidade por dieta hiperlipídica saturada acarreta alteração do comportamento da via ß-adrenérgica miocárdica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILEIGAS, DANIELLE F.; DE DEUS, ADRIANA F.; DA SILVA, DANIELLE C. T.; DE TOMASI, LORETA C.; DE CAMPOS, DIJON H. S.; ADORNI, CAROLINE S.; DE OLIVEIRA, SCARLET M.; SANT'ANA, PAULA G.; OKOSHI, KATASHI; PADOVANI, CARLOS R.; CICOGNA, ANTONIO C. Saturated high-fat diet-induced obesity increases adenylate cyclase of myocardial -adrenergic system and does not compromise cardiac function. PHYSIOLOGICAL REPORTS, v. 4, n. 17 SEP 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILEIGAS, Danielle Fernandes. Influência da obesidade induzida por dieta hiperlipídica saturada sobre o comportamento da via beta-adrenérgica miocárdica em ratos Wistar. 2015. 61 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.