Busca avançada
Ano de início
Entree

Força muscular perineal de primíparas segundo o tipo de parto: estudo transversal

Processo: 13/01336-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira
Beneficiário:Edilaine de Paula Batista Mendes
Instituição-sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Período pós-parto   Obstetrícia   Assoalho pélvico   Força muscular

Resumo

As mudanças gravídicas, trabalho de parto e parto podem exercer influência sobre a musculatura do assoálho pélvico, com possíveis morbidades do trato genito-urinário de forma breve ou permanente. Este estudo tem como objetivo avaliar a Força Muscular Perineal (FMP) em primíparas de acordo com tipo de parto e comparar a média da FMP segundo tipo de parto, condições do períneo, peso do recém-nascido, índice de massa corpórea, idade, cor e situação conjugal. Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal sobre a avaliação FMP pela perineometria em primíparas. A população será constituída por puérperas entre 42 à 60 dias pós-parto que retornarem a consulta puerperal ou puericultura em uma Unidade Básica de Saúde do município de Itapecerica da Serra, São Paulo. A amostra será determinada com base na estimativa da média populacional de partos mensais. A coleta de dados será realizada de setembro de 2013 a fevereiro de 2014. Este estudo pretende contribuir com referencial teórico para a construção de um perfil da FMP para a elaboração de programas de prevenção e cuidados de morbidades da musculatura pélvica e trato genito-urinário.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA MENDES, EDILAINE DE PAULA; JUNQUEIRA VASCONCELLOS DE OLIVEIRA, SONIA MARIA; CAROCI, ADRIANA DE SOUZA; FRANCISCO, ADRIANA AMORIM; OLIVEIRA, SHEYLA GUIMARAES; DA SILVA, RENATA LUANA. Pelvic floor muscle strength in primiparous women according to the delivery type: cross-sectional study. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Edilaine de Paula Batista. Força muscular perineal de primíparas segundo o tipo de parto: estudo transversal. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.