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Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira

Processo: 12/14986-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz
Beneficiário:Patrícia Mariana Fino
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ditadura   Censura   Mídia impressa   Propaganda política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ditadura Militar | Estereótipos Turísticos | Mídia | Turismo

Resumo

Durante os anos de 1964 e 1984 o Brasil viveu sob regime militar, período marcado por forte repressão, violência, tortura, assassinatos e desigualdade. Nesta fase, principalmente entre os anos de 1969 e 1974, houve intensa censura aos meios de comunicação e o governo investiu massivamente na divulgação do "milagre econômico" e temas nacionalistas como forma de manipular a população. Santos Filho (2008) afirma que a Empresa Brasileira de Turismo - EMBRATUR foi utilizada pelos militares para divulgar uma imagem positiva do país no exterior, uma vez que as denúncias de repressão e violência poderiam prejudicá-los. Esta divulgação foi feita por meio de estereótipos, prejudicando a atividade turística, como é o exemplo do turismo sexual. Poucas são as literaturas que transitam pelos três temas: ditadura militar, imagem e estereótipos turísticos. Este projeto de pesquisa propõe investigar se os estereótipos utilizados no exterior também foram utilizados internamente como forma de promover a ideologia proposta pelos militares resultando em maior domínio da população. A metodologia utilizada será a Análise do Discurso Francesa que permitirá compreender o sentido do texto e como ele se articula com a história e com a sociedade. Será feito o levantamento de 366 edições da Revista Veja, onde serão catalogados anúncios, capas, e matérias que permitirão traçar um panorama do período. Posteriormente serão analisadas as matérias mais relevantes de cada um dos cinco estereótipos pré-determinados. A revista Veja será o objeto de análise deste trabalho devido ao seu alcance nacional e a notória intervenção militar durante os anos da ditadura. Acredita-se que o ineditismo, a relevância e a importância histórica do tema justificam o desenvolvimento do trabalho proposto. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FINO, Patrícia Mariana. Os estereótipos turísticos como forma de manipulação durante a ditadura militar brasileira. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.

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