Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia e morfologia de Cladochaeta Coquillett, 1990 no Brasil (Diptera: Drosophilidae: Drosophilinae)

Processo: 13/07433-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Dalton de Souza Amorim
Beneficiário:Gabriela Pirani Ignácio
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/04796-7 - Estudo das espécies não brasileiras de Cladochaeta Coquillett, 1900 (Diptera: Drosophilidae: Drosophilinae), BE.EP.MS
Assunto(s):Drosophilidae   Zoologia (classificação)   Sistemática   Diptera

Resumo

A família Drosophilidae possui 4.177 espécies descritas em 75 gêneros com distribuição mundial. São braquíceros acaliptrados pertencentes à supefamília Ephydroidea, de modo geral medindo entre 1 e 6 mm de comprimento. Há um conjunto de caracteres que são diagnósticos para a família, as duas quebras na nervura costal da asa, a presença da veia subcostal incompleta, cerdas pós-verticais convergentes e três pares de cerdas fronto-orbitais com a seguinte conformação: o par anterior proclinado e os outros dois pares reclinados (podendo haver variação com relação à posição entre eles e aos seus tamanhos). A biologia e a morfologia dos drosofilídeos são extremamente variadas, porém há lacunas importantes no conhecimento da diversidade e da biologia das espécies neotropicais. Este projeto se propõe a estudar uma parte da fauna - o gênero Cladochaeta Coquillett, 1900 - desta família taxonomicamente importante de uma das ordens megadiversas de insetos. Há uma enorme quantidade de conhecimento especialmente genético para o gênero Drosophila e um grande número de espécies descritas para o mesmo. Os demais gêneros da família, no entanto, têm recebido pouca atenção de taxonomistas no Brasil, conformando uma lacuna importante no conhecimento do grupo o país. Além dos resultados técnicos na área de taxonomia, o projeto proporcionará um treinamento em sistemática para uma especialista em formação na família. O gênero Cladochaeta Coquillett possui algumas revisões taxonômicas, tendo 124 espécies descritas, porém apenas duas delas assinaladas para o Brasil. Este estudo consistirá de uma análise detalhada da morfologia externa e da morfologia de terminália masculina e feminina de espécies do gênero para o Brasil, de maneira a fazer não apenas um aporte ao conhecimento da diversidade do gênero no país, como um levantamento de características que, depois, possam ser usadas em um estudo das relações filogenéticas no gênero. O material utilizado para o levantamento de caracteres será aquele coletado no projeto "Diversidade e endemismo de Diptera (Insecta) em um fragmento de Floresta Atlântica Semidecídua, em Sertãoziho, SP." (Proc. FAPESP 2009/ 54.497-8), além de espécimes do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e Museu Nacional/UFRJ, no Brasil, e do American Museum of Natural History (AMNH) e National Museum of Natural History, Washington, D.C., no exterior. O Dr. David Grimaldi já foi contatado e partiu dele a sugestão de estudo desse gênero, havendo sugestão dele de visita da bolsista a seu laboratório. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRANI, GABRIELA; AMORIM, DALTON DE SOUZA. Going beyond the tip of the Drosophilidae iceberg: New Cladochaeta Coquillett, 1900 (Diptera: Drosophilidae) from Brazil. Zootaxa, v. 4139, n. 3, p. 301-344, JUL 21 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Taxonomia e morfologia de Cladochaeta Coquillett, 1900 no Brasil (Diptera: Drosophilidae: Drosophilinae). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.