Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma etnografia da produção intelectual africana em Ciências Sociais: a agência do CODESRIA

Processo: 13/08407-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Carlos Moreira Henriques Serrano
Beneficiário:Michelle Cirne Ilges
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):África   Intelectuais   Desenvolvimento intelectual

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como tema uma análise antropológica da produção intelectual realizada por profissionais africanos da área de ciências sociais, apresentando como universo de estudo os trabalhos realizados com apoio do CODESRIA - Council for the Development of Social Science Research in Africa - e como recorte temporal o final do século XX até o presente. Seu objetivo principal é estender um olhar antropológico para essa produção, com o intuito de analisar temáticas, motivações, interpretações, bases epistemológicas e condições sociais de produção desse conhecimento em países do continente africano, incluindo possíveis relações entre a produção intelectual em ciências sociais e as demandas de governo. Dessa forma, também apresenta como objetivo "interpretar a interpretação", inserindo-se no campo de uma etnografia do saber. Tem como referências teóricas iniciais o conceito de "homens traduzidos", utilizado por Homi Bhabha e a proposta de Clifford Geertz da realização de uma etnografia da comunidade intelectual. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ILGES, Michelle Cirne. A produção de ciências sociais no continente africano e a agência do CODESRIA. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.