Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da radiação laser AsGa 904nm sobre o processo álgico no modelo de dor neuropática em ratos

Processo: 13/01274-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Marucia Chacur
Beneficiário:Mara Evany de Oliveira Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dor neuropática   Laser de baixa intensidade   Neuroanatomia   Terapia a laser de baixa intensidade   Analgésicos opioides

Resumo

A técnica de laserterapia é um método não-invasivo que demonstrou clinicamente ser eficaz na redução da sensibilidade à dor e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida após a dor neuropática. O presente estudo visa examinar os efeitos da aplicação do LASER sobre a sensibilidade dolorosa induzida pela constrição crônica (CCI) do nervo isquiático de ratos Wistar. A cirurgia será realizada em ratos machos adultos, submetidos posteriormente a dez sessões de laserterapia, iniciadas 14 dias após a lesão por CCI. Ao finalizarmos os tratamentos com LASER e os ensaios comportamentais, os animais serão eutanasiados e os tecidos como, gânglios das raizes posteriores (L4-L6) e o sangue dos animais serão retirados. Entretanto, os gânglios das raizes (DRG´s de L4-L6) serão processados pela técnica de Western Blot para a detecção dos receptores opióides MOR, DOR e KOR. Ainda, o plasma destes animais será analisado no teste enzimático ELIZA para dosagem de citocinas IL- 6, IL-10 e TNF±. Nossos resultados preliminares referentes aos testes comportamentais no qual avalia-se a nocicepção dos animais apontam para uma melhora no grupo tratado com o LASER quando comparamos com o grupo CCI (sem tratamento). Assim, concluimos que até o presente momento a laserterapia reverte a dor neuropática induzida pela CCI. No entanto, ainda faltam estudos demonstrando o envolvimento da laserterapia com as citocinas inflamatórias e com o sistema de opióde, uma vez que, os seus mecanismos de ação são diferentes e podem estar modulados mediante intervenção terapêutica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, M. E.; SANTOS, F. M.; BONIFACIO, R. P.; FREITAS, M. F.; MARTINS, D. O.; CHACUR, M. Low level laser therapy alters satellite glial cell expression and reverses nociceptive behavior in rats with neuropathic pain. PHOTOCHEMICAL & PHOTOBIOLOGICAL SCIENCES, v. 16, n. 4, p. 547-554, APR 1 2017. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Mara Evany de Oliveira. Avaliação da radiação LASER AsGa 904nm sobre o processo álgico no modelo de dor neuropática em ratos.. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.