Busca avançada
Ano de início
Entree

Déficit de recursos no cálculo resource-conscious de Lambek

Processo: 13/08115-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Marcelo Esteban Coniglio
Beneficiário:María Inés Corbalán
Instituição-sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51038-0 - Logical consequence, reasoning and computation - LOGCONS, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/09699-2 - Pronomes lexicais anafóricos em type logical grammar, BE.EP.DR
Assunto(s):Gramática   Anáfora

Resumo

A gramática categorial é uma gramática formal baseada no cálculo subestrutural L de J. Lambek. O fenômeno da referência anafórica representa um desafio para uma gramática formal que, tal como L, não admita a regra estrutural de contração e, portanto, a reutilização de recursos lexicais. Em geral, as estruturas gramaticais chamadas de estruturas de controle não representam um contexto de aparição do fenômeno de referência anafórica. No entanto, neste projeto mostraremos que o particular fenômeno do controle no português apresenta um desafio para a lógica de Lambek. Procuraremos superar tal desafio usando as ferramentas lógicas propostas pela gramática categorial no estudo da anáfora, avaliando os argumentos das teorias da propriedade e da proposição confrontados nos estudos semânticos do controle, e analisando as diversas extensões lógicas do cálculo de Lambek e as suas estruturas algébricas associadas. Como resultado de nossa pesquisa, visamos obter contribuições para três contextos distintos: para a lógica -propondo uma extensão do cálculo L e estudando as estruturas algébricas associadas; para a semântica -estudando as Teorias da Propriedade e da Proposição; e para a linguística -contribuindo para a discussão sobre o fenômeno do controle a partir do estudo das particulares características que esse fenômeno apresenta no português. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORBALÁN, María Inés. From generative linguistics to categorial grammars = overt subjects in control infinitives = Da linguística gerativa à gramática categorial : sujeitos lexicais em infinitivos controlados. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.