Busca avançada
Ano de início
Entree

Bases para programação lógica paraconsistente em lógicas multivaloradas

Processo: 13/04555-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Marcelo Esteban Coniglio
Beneficiário:Kleidson Êglicio Carvalho da Silva Oliveira
Instituição-sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/51038-0 - Logical consequence, reasoning and computation - LOGCONS, AP.TEM
Assunto(s):Lógica paraconsistente

Resumo

A partir da interação entre áreas como Ciência da Computação, Lógica e Dedução Automática nasce uma importante nova área denominada Programação Lógica. Esta vem sendo utilizada continuamente no estudo teórico e em aplicações concretas em diversos ramos da Inteligência Artificial. Após o aumento do número de tipos de lógicas não-clássicas e com a certeza de que o pensamento humano não se limita a lógica clássica de primeira ordem surgiu a necessidade de fazer programação lógica com outros tipos de raciocínios além do clássico. Um dos tipos que vem sendo bastante estudado é o raciocínio paraconsistente, porém, apesar de existirem inúmeras lógicas paraconsistentes com semânticas variadas, a sua aplicação a programação lógica é mais delicada do que pode parecer, sendo necessário um profundo estudo sobre o que pode ou não ser transferido diretamente da lógica clássica de primeira ordem para outros tipos de lógica. Com base nos estudos de [Rod10] sobre os fundamentos da Programação Lógica Paraconsistente para algumas LFIs, este trabalho tem o intuito de retomar a pesquisa de [Rod10] e situá-la em um contexto mais geral de LFIs com semântica de matrizes finitas, incluindo a pesquisa em lógicas tri e tetra-valoradas que resultam interessantes do ponto de vista computacional, como as apresentadas em [Sil11] e [CF13]. Este estudo visa definir, a partir de técnicas originais, sistemas de programação lógica paraconsistente bem fundados baseados em lógicas já conhecidas, contrastando com as abordagens ad hoc existentes na literatura para esta questão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Programação lógica paraconsistente em lógicas três e quatro valoradas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.