Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises morfológicas do fígado, baço e testículos de Hypsiboas albopunctatus (Anura: Hylidae): efeitos do benzo[alfa]pireno

Processo: 13/05907-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Classius de Oliveira
Beneficiário:Lara Zácari Fanali
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pigmentação visceral

Resumo

Hypsiboas albopunctatus possui ampla distribuição geográfica e pode ser encontrada em vegetação arbustiva próxima a áreas alagadas e às margens de riachos. Estudos com fígado e baço são importantes devido às suas funções metabólicas, hematopoiéticas e de detoxificação. Já os testículos por serem órgãos responsáveis pelo sucesso reprodutivo dos animais. Melanomacrófagos são agregados celulares com a função principal de fagocitar material oriundo do catabolismo. Eles contêm substâncias como melanina, hemosiderina e lipofuscina, derivadas da degradação de material celular fagocitado. O benzo[alfa]pireno (BaP) é um dos mais importantes Hidrocarbonetos Policíclicos Aromaáticos (HPA) o qual é detectado na água, solo, resíduos e lodo de esgoto. BaP é afeta os animais aquáticos e ecossistemas marinhos, além de ser mutagênico e carcinogênico. Os objetivos do trabalho são: descrever a anatomia e histológica do fígado e baço; avaliar o efeito do benzo[alfa]pireno no melanomacrófago de fígado e de baço, quantificar a hemosiderina e lipofuscina e avaliar como o composto afeta a espermatogênese. Para isso serão analisados 36 espécimes adultos de Hypsiboas albopunctatus (Anura, Hylidae). O experimento será realizado nos tempos de 3 e 7 dias, onde o grupo experimental receberá duas concentrações de benzo[alfa]pireno, sendo elas de 3mg/Kg e 7mg/Kg. Os animais serão eutanasiados e os órgãos pesados em balança analítica. Seguir-se-ão os procedimentos para inlcusão em historesina do fígado, baço e testículo. As técnicas utilizadas serão: PAS, reticulina, azul de toluidina e HE.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VALVERDE, BRUNO S. L.; FANALI, LARA ZACARI; FRANCO-BELUSSI, LILIAN; DE OLIVEIRA, CLASSIUS. Comparative morphology of the digestive tract of two Neotropical tree frogs (Genus Boana). ZOOLOGISCHER ANZEIGER, v. 281, p. 44-52, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.
FANALI, LARA ZACARI; DE LACERDA VALVERDE, BRUNO SERRA; FRANCO-BELUSSI, LILIAN; PROVETE, DIOGO B.; DE OLIVEIRA, CLASSIUS. Response of digestive organs of Hypsiboas albopunctatus (Anura: Hylidae) to benzo[alpha]pyrene. Amphibia-Reptilia, v. 38, n. 2, p. 175-185, 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.