Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica temporal da vegetação em área de restinga do parque nacional de jurubatiba, rio de janeiro, com base em microfósseis.

Processo: 13/01323-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Cynthia Fernandes Pinto da Luz
Beneficiário:Cynthia Lebrão de Abreu Pires
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Restinga   Palinologia

Resumo

As restingas são ecossistemas específicos, com fisionomias distintas e distribuídas em mosaico, onde são encontradas espécies raras e ameaçadas de extinção. Este ecossistema é predominante ao longo do litoral do estado do Rio de Janeiro e abriga um grande número de ambientes lacustres, como é o caso da Lagoa Comprida, situada no Parque Nacional de Jurubatiba, uma reserva ambiental com cerca de 14.860 hectares, com 44 km de costa e inserida em uma planície arenosa. O projeto tem como objetivo reconstituir o paleoambiente da Lagoa Comprida, compreendendo a evolução de sua vegetação, tendo como base as análises palinológicas em sedimentos aliadas às informações geomorfológicas. Foi coletado um testemunho de 1,5 m de comprimento com parte do material amostrado destinado para análises palinológicas. As técnicas adotadas para coleta, amostragem e tratamento químico dos sedimentos, identificação e contagem dos palinomorfos e apresentação dos diagramas palinológicos seguem a metodologia proposta por Ybert et al. (1992). As análises geocronológicas foram feitas através de datações pelo método do radiocarbono. Os resultados esperados são: identificar as possíveis alterações na vegetação, e, consequentemente, as variações ambientais, através da Palinologia. Por meio destes resultados pretende-se obter uma melhor compreensão sobre os processos paleobiológicos, paleoecológicos e geológicos ocorridos naquela área ao longo do tempo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CYNTHIA FERNANDES PINTO DA LUZ; MARCIA AGUIAR DE BARROS; SHANA YURI MISUMI; CYNTHIA LEBRÃO; ORTRUD MONIKA BARTH. Microfósseis não polínicos como indicadores de mudanças ambientais no Holoceno médio da Lagoa Comprida, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Hoehnea, v. 46, n. 1, p. -, 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.