Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância de Streptococcus pneumoniae do sorotipo 19ª isolados de doença invasiva e de portadores antes e após a introdução da vacina conjugada 10-VALENTE no Brasil

Processo: 13/03968-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Maria Cristina de Cunto Brandileone
Beneficiário:Ana Paula Cassiolato
Instituição-sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bacteriologia   Resistência microbiana a medicamentos   Caracterização genética

Resumo

Streptococcus pneumoniae é um dos patógenos respiratórios mais comuns no mundo. A vacina pneumocócica conjugada 7-valente (PCV7, incluindo os sorotipos 4, 9V, 6B, 14, 18C, 19F e 23F) foi licenciada nos EUA e Europa, mostrando um impacto significante na diminuição de doenças invasivas causadas por pneumococo dos sorotipos vacinais. No Brasil, o Programa de Vacinação Nacional incluiu em 2010 a vacina conjugada 10-valente (PCV10, sorotipos da PCV7 acrescidos dos sorotipos 1, 5, e 7F). Com a introdução das vacinas conjugadas, diversos países têm reportado o aumento de sorotipos não vacinais em portadores e como principal causa das doenças pneumocócicas invasivas, principalmente o sorotipo 19A, sendo considerado de grande preocupação devido a sua associação com a resistência aos antimicrobianos e seu alto potencial de invasão. A tipagem molecular contribui para o conhecimento de novos clones ou linhagens de resistência e sua circulação em uma determinada região. No Brasil não existem informações sobre a linhagem genética do S. pneumoniae sorotipo 19A no período de pré e pós a introdução da vacina pneumocócica PCV10. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da introdução da vacina PCV10 nas características fenotípicas e moleculares de cepas invasivas e de portadores de Streptococcus pneumoniae do sorotipo 19A no período pré e pós-vacinação. A caracterização genética das cepas de pneumococo será realizada pela técnica de Eletroforese em Campo Pulsado (PFGE) e Tipagem de Múltiplos Loci por Sequenciamento (MLST) de cepas invasivas e isoladas de portadores pertencentes ao sorotipo 19A , selecionadas do banco de cepas do Núcleo de Meningites, Pneumonias e Infecções Pneumocócicas (NMPI), Centro de Bacteriologia do Instituto Adolfo Lutz, no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2012.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASSIOLATO, ANA PAULA; GRASSI ALMEIDA, SAMANTA CRISTINE; ANDRADE, ANA LUCIA; MINAMISAVA, RUTH; DE CUNTO BRANDILEONE, MARIA CRISTINA. Expansion of the multidrug-resistant clonal complex 320 among invasive Streptococcus pneumoniae snerotype 19A after the introduction of a ten-valent pneumococcal conjugate vaccine in Brazil. PLoS One, v. 13, n. 11 NOV 29 2018. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.