Busca avançada
Ano de início
Entree

Os efeitos da Terapia a Laser de Baixa Intensidade na Neuroplasticidade e Recuperação Funcional da Lesão Medular

Processo: 13/03469-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Flávia de Oliveira
Beneficiário:Suellen de Oliveira Veronez Silva
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Traumatismos da medula espinal   Neurologia

Resumo

Muitos recursos vêm sendo estudados recentemente na tentativa de alcançar recuperação da medula espinal após lesão medular. A terapia a laser de baixa intensidade (LLLT) tem sido proposta como um potencial agente de tratamento após lesões do Sistema Nervoso Central e Periférico. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo avaliar qual o melhor parâmetro e os efeitos do LLLT nos processos neuroplásticos e funcionais após lesão medular traumática em modelo experimental. Serão utilizados 42 ratos, que serão divididos em 6 grupos, sendo que G1 e G2 farão parte dos grupos controle e serão submetidos apenas a lesão medular e o tempo de sacrifício será de 7 e 15 dias respectivamente. O G3 e G4 - grupo experimental que serão submetidos à lesão medular e receberão o tratamento a laser por 7 dias consecutivos após a lesão, sendo que o G3 receberá a fluência de 10J/cm2, e o G4 receberá a fluência de 50J/cm2. E o G5 e G6 - grupo experimental serão submetidos à lesão medular e receberão o tratamento a laser por 15 dias consecutivos após a lesão, sendo que o G5 receberá a fluência de 10J/cm2 e o G6 receberá a fluência de 50J/cm2, a aplicação de laser será diretamente acima do local de lesão. O equipamento de laser utilizado será de Arseneto de Galio e Alumínio (GaAlAs) (Teralaser DMC São Carlos, SP, Brasil), com ponteira de 0.028cm2, comprimento de onda de 808nm, potência de 100 mW a fluências de 10J/cm2 e 50J/cm2. Os animais serão sacrificados 24 horas após o último dia de tratamento e serão realizadas análises histológicas, imunohistoquímicas, morfométricas e biomecânicas. Após, será realizada análise estatistica cabíveis a cada variável.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SUELLEN DE OLIVEIRA VERONEZ SILVA; LÍVIA ASSIS; PAULA FERNANDA GALLANI MARTIN DEL CAMPO; KATHERINE CHUERE NUNES DUARTE; FLAVIA DE OLIVEIRA; GLAUCIA MONTEIRO DE CASTRO; ANA CLAUDIA MUNIZ RENNO; CARLA CHRISTINA MEDALHA. Low-Level Laser Therapy and Spinal Cord Injury: Effects of 3 Different Fluences in the Intermediate Period of Repair in an Experimental Model in Rats. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 63, p. -, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.