Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tipo de desenho sobre a vida em fadiga de coroas com infra-estrutura em zircônia

Processo: 13/05314-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Renata Marques de Melo Marinho
Beneficiário:Gabriela Freitas Ramos
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Próteses e implantes   Coroas dentárias   Porcelana dentária   Zircônia   Fadiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenho de coroa | fadiga | glaze | porcelana | zirconia | Prótese

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de avaliar a vida em fadiga de coroas de zircônia recobertas total ou parcialmente com porcelana e/ou glaze, determinando sua confiabilidade com análise de Weibull. A hipótese nula é de que não haverá diferenças na confiabilidade dos tipos de coroas. Serão utilizados 72 molares íntegros, que serão preparados para coroa total e divididos em três grupos (n=24): restauração tradicional-infraestrutura em zircônia e cobertura total em porcelana; restauração modificada 1- infraestrutura em zircônia com cobertura parcial de porcelana, sendo a zircônia exposta revestida por uma fina camada de glaze e restauração modificada 2 - totalmente em zircônia revestida com glaze (Vita Akzent, Vita Zahnfabrik, Alemanha). Antes de serem submetidos ao ensaio de fadiga, será realizado o ensaio estático na máquina de ensaio universal para determinar a carga de fratura. A carga para fadiga corresponderá a 60% da carga para fratura. . Então os espécimes serão ciclados mecanicamente em um simulador de ciclos mastigatórios (Cicla 10), no qual uma ponta aplicadora que fará 2.106 ciclos a uma frequência de 2 Hz. A cada 200.000 ciclos a máquina será interrompida e as coroas serão avaliadas quanto a presença de falhas, no estereomicroscópio (Discovery.V20, Carl Zeiss, LLC, EUA). Caso os espécimes não apresentem nenhuma falha, continuarão sob o teste de fadiga até que falhem ou até o término do teste. Os espécimes que não falharem serão considerados "suspensos" na análise, A partir desta avaliação os resultados serão submetidos a análise de confiabilidade com o método de Weibull, com intervalo de confiança bilateral de 95%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS, GABRIELA FREITAS; CARMONA MONTEIRO, EVELYN BARBOSA; BOTTINO, MARCO ANTONIO; ZHANG, YU; DE MELO, RENATA MARQUES. Failure Probability of Three Designs of Zirconia Crowns. INTERNATIONAL JOURNAL OF PERIODONTICS & RESTORATIVE DENTISTRY, v. 35, n. 6, p. 843-849, . (13/05314-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Gabriela Freitas. Probabilidade de falha de coroas com infraestrutura em zircônia com diferentes geometrias. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.