Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do enriquecimento ambiental na manifestação tardia da ansiedade induzida por estresse agudo: implicações na aquisição de memória emocional

Processo: 12/24002-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Carolina Demarchi Munhoz
Beneficiário:Leonardo Santana Novaes
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/15169-6 - Efeitos persistentes do estresse na ansiedade e no déficit de extinção da memória de medo associada ao contexto: o papel dos receptores de glicocorticóide e grelina na excitabilidade dos neurônios do BLA, BE.EP.DR
Assunto(s):Ansiedade   Neurofarmacologia   Memória emocional   Complexo nuclear basolateral da amígdala   Estresse   Estresse psicológico   Fatores de transcrição   Memória (psicologia)   Enriquecimento ambiental

Resumo

As consequências de eventos estressantes sobre a saúde humana, principalmente relacionada à condição psiquiátrica, tem ganhado notoriedade nos últimos anos em decorrência do crescente número de comorbidades associadas ao estresse registradas nas grandes cidades. Transtornos emocionais relacionados a sintomas de ansiedade são comuns dentre os relatados na clínica psiquiátrica e ganham importância em trabalhos científicos devotados ao estresse, que lançam mão de abordagens diversas para compreender os mecanismos neurobiológicos subjacentes ao processo de memória emocional como estratégia para desvendar a persistência de sintomas ansiosos decorrentes de um evento estressante. O uso do paradigma clássico de medo condicionado em diversos estudos trouxe grandes avanços para a compreensão dos mecanismos modulatórios do estado de excitação emocional (arousal) sobre os processos de memória, reportando o complexo basolateral da amígdala (BLA) como estrutura encefálica crítica para o entendimento desse processo. Dentre os principais achados, alterações na sinalização local mediada por hormônios do estresse (corticosterona e noradrenalina), bem como na sinalização de CREB, inclusive por mecanismos epigenéticos, figuram como mecanismos centrais ocorridos no BLA. Abordagens científicas interessadas em apurar a influência ambiental sobre a susceptibilidade ou resistência do organismo ao estresse também crescem em número e importância. Em trabalho prévio (não publicado) verificamos que ratos expostos a ambientes enriquecidos são resistentes ao estresse agudo no que diz respeito a seu papel ansiogênico, e que esse processo está relacionado com alterações na sinalização de corticosterona (via receptor glicocorticoide - GR) e de CREB no BLA. Como objetivo geral do presente projeto propomos estudar os efeitos modulatórios da ansiedade desencadeada por um estímulo estressor agudo sobre o mecanismo de aquisição de memória emocional. Tendo em vista nossos achados prévios, e dados da literatura, intentamos verificar os efeitos do ambiente enriquecido, e das consequentes alterações na sinalização de GR e de CREB no BLA, no decurso da resposta do organismo ao estresse e nas respectivas implicações no processo de aquisição de memória aversiva no estado de alta excitação emocional, manifestado através de sintomas de ansiedade. Temos especial interesse nos mecanismos epigéneticos de controle da expressão de genes modulados por GR e CREB. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, NILTON; NOVAES, LEONARDO S.; DRAGUNAS, GUILHERME; RODRIGUES, JENNIFER R.; BRANDAO, WESLEY; CAMARINI, ROSANA; SCHATZMANN PERON, JEAN PIERRE; DEMARCHI MUNHOZ, CAROLINA. High dose of dexamethasone protects against EAE-induced motor deficits but impairs learning/memory in C57BL/6 mice. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, APR 30 2019. Citações Web of Science: 0.
NOVAES, LEONARDO SANTANA; DOS SANTOS, NILTON BARRETO; PERFETTO, JULIANO GENARO; GOOSENS, KI ANN; MUNHOZ, CAROLINA DEMARCHI. Environmental enrichment prevents acute restraint stress-induced anxiety-related behavior but not changes in basolateral amygdala spine density. PSYCHONEUROENDOCRINOLOGY, v. 98, p. 6-10, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.
NOVAES, LEONARDO SANTANA; DOS SANTOS, NILTON BARRETO; DRAGUNAS, GUILHERME; PERFETTO, JULIANO GENARO; CARLOS LEZA, JUAN; SCAVONE, CRISTOFORO; MUNHOZ, CAROLINA DEMARCHI. Repeated Restraint Stress Decreases Na,K-ATPase Activity via Oxidative and Nitrosative Damage in the Frontal Cortex of Rats. Neuroscience, v. 393, p. 273-283, NOV 21 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.