Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de copolímeros anfifílicos em bloco derivados de poli(metacrilato de sacarose)

Processo: 13/09277-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Maria Isabel Felisberti
Beneficiário:Paula de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/17804-7 - Compósitos poliméricos, AP.TEM
Assunto(s):Sacarose   Polímeros (química orgânica)

Resumo

O presente projeto tem como objetivo a síntese de copolímeros anfifílicos em bloco e não reticulados de poli(metacrilato de sacarose-b-metacrilato de alquila), com alquila representando, por exemplo, os radicais metila, etila, butila, hexila e laurila, e o estudo de suas propriedades físico-químicas e do comportamento em solução.A sacarose, conhecida popularmente por açúcar, é um interessante precursor para materiais poliméricos por ser uma matéria prima de fonte sustentável, barata e abundante. O monômero metacrilato de sacarose será obtido por meio da esterificação regiosseletiva da sacarose via catálise enzimática, rota sintética já utilizada no grupo de pesquisa.Os copolímeros anfifílicos em bloco, com arquitetura controlada, serão sintetizados por polimerização radicalar controlada por transferência de átomo, ATRP. Resultados recentes de pesquisas em desenvolvimento em nosso grupo de pesquisa atestam a viabilidade do uso da rota sintética ATRP para a síntese de copolímeros baseados em metacrilato de sacarose. O desenvolvimento de copolímeros anfifílicos em bloco e não reticulados baseados em metacrilato de sacarose e nos metacrilatos de alquila citados acima com massa molar, polidispersidade e arquitetura controladas ainda não foi relatado na literatura. Desta forma, trata-se não só de uma contribuição inédita no campo da sucroquímica, mas também de relevância e impacto científico. A variação sistemática do grupo alquila permitirá estabelecer o comportamento do balanço hidrofílico/hidrofóbico e rígido/flexível dos copolímeros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES CAMILO, ANA PAULA; DE ALMEIDA, PAULA; PETZHOLD, CESAR LIBERATO; FELISBERTI, MARIA ISABEL. Thermal degradation of poly(alkyl methacrylate) synthesized via ATRP using 2,2,2-tribromoethanol as initiator. Polymer Degradation and Stability, v. 158, p. 1-13, DEC 2018. Citações Web of Science: 2.
DE ALMEIDA, PAULA; DIAS LOIOLA, LIVIA MESQUITA; PETZHOLD, CESAR LIBERATO; FELISBERTI, MARIA ISABEL. Sucrose Methacrylate-Based Amphiphilic Block Copolymers. MACROMOLECULAR CHEMISTRY AND PHYSICS, v. 218, n. 4 FEB 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Paula de. Copolímeros de metacrilato de alquila e metacrilato de sacarose sintetizados via ATRP. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Química.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.