Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da contribuição da via de regulação do gene SlyGAMYB1 pelo microRNA159 no desenvolvimento de órgãos laterais e formação de frutos em tomateiro Micro-Tom (Solanum lycopersicum)

Processo: 13/02469-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Fabio Tebaldi Silveira Nogueira
Beneficiário:Eder Marques da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/14286-9 - Superexpressão do SlyMIR159 altera do desenvolvimento floral e promove formação de frutos partenocárpicos em tomateiro, BE.EP.DR
Assunto(s):Tomate   Regulação da expressão gênica   Desenvolvimento vegetal

Resumo

A formação e brotação de gemas axilares/laterais são consideradas um fator relevante para a determinação da arquitetura vegetal, afetando tanto a biomassa foliar como o número de inflorescências. A transição do estádio inativo para o estádio ativo de desenvolvimento de gemas laterais constitui um fenômeno altamente complexo e coordenado, e inclui uma rede de interação entre uma série de fatores, tais como a alteração na produção e percepção de fito hormônios (auxina, citocinina, giberelina e estrigolactonas), resposta a condições ambientais (temperatura e luminosidade) e modificações na expressão de determinados genes. Todos esses fatores atuam não somente na formação e desenvolvimento dos ramos laterais mas também na plasticidade vegetal. Nos últimos anos, pesquisas têm sido direcionadas visando elucidar o papel de genes na formação e desenvolvimento de gemas axilares nas mais diversas espécies vegetais. O ácido giberélico (GA), quando biologicamente ativo, é um importante regulador associado a uma série de fatores relacionados ao crescimento e desenvolvimento, incluindo germinação de sementes, elongamento do caule, expansão de folha, início do desenvolvimento de frutos, flor, sementes, e também de gemas axilares, após a quebra de dormência dessas gemas laterais. O fator de transcrição GAMYB, cuja expressão é induzida por GA, foi primeiramente descrito em células de aleurona de cereais. Desde então tem-se estudado o papel desse gene em uma série de processos fisiológicos de extrema importância. Interessantemente, o gene GAMYB é alvo de regulação pós-transcricional pelo microRNA159 (miR159). MiRNAs são uma classe de pequenos RNAs não codantes endógenos (20-22 nt), que regulam pós transcricionalmente genes de animais e plantas. A expressão do miR159 em gemas axilares sugere fortemente que este possui um papel importante nos processos de diferenciação destes tecidos. Com base em todas as informações já descritas sobre a atuação do GAMYB em diversos processos fisiológicos em plantas, sua correlação negativa com o miR159 e o fato de ambos serem expressos em gemas axilares, o objetivo deste trabalho é avaliar, utilizando plantas trangênicas de tomateiro (Solanum lycopersicum) cv Micro, a contribuição da via de regulação SlyGAMYB1 e miR159 na brotação e desenvolvimento de órgãos laterais, bem como sua participação na formação, desenvolvimento e amadurecimento de frutos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Desvendado mecanismo molecular de desenvolvimento do tomate 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, EDER MARQUES; FERREIRA E SILVA, GERALDO FELIPE; BIDOIA, DEBORA BRUSSOLO; AZEVEDO, MARIANA DA SILVA; DE JESUS, FREDERICO ALMEIDA; PINO, LILIAN ELLEN; PEREIRA PERES, LAZARO EUSTAQUIO; CARRERA, ESTHER; LOPEZ-DIAZ, ISABEL; SILVEIRA NOGUEIRA, FABIO TEBALDI. microRNA159-targeted SIGAMYB transcription factors are required for fruit set in tomato. Plant Journal, v. 92, n. 1, p. 95-109, OCT 2017. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Eder Marques da. Caracterização funcional da via miR159SlyGAMYB-like ao longo do processo de frutificação em tomateiro (Solanum lycopersicum L.). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.