Busca avançada
Ano de início
Entree

Vias de sinalização por auxina e suas interações com o relógio biológico de cana-de-açúcar

Processo: 13/08574-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Carlos Takeshi Hotta
Beneficiário:Gustavo Antônio Teixeira Chaves
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/00818-8 - Desenvolvimento de modelos biológicos alternativos para o estudo de redes de regulação em cana-de-açúcar, AP.BIOEN.JP
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Auxinas   Ritmo circadiano   Relógios biológicos

Resumo

A cana-de-açúcar é um cultivar de grande importância econômica. Novas ferramentas biotecnológicas têm sido buscadas para aumentar a sua produtividade ou para adicionar características novas, como resistência a seca. Estudos recentes do nosso grupo de pesquisa mostraram que o relógio biológico controla a expressão de uma proporção relativamente alta do genoma de cana-de-açúcar. Entre os transcritos controlados pelo relógio biológico, vários estão relacionados à sinalização hormonal por auxinas. As vias de sinalização por auxinas, assim como o relógio biológico, são redes de sinalização com amplo espectro sobre a biologia das plantas. O objetivo desse projeto é investigar as vias de sinalização de auxinas em cana-de-açúcar e sua relação com o relógio biológico. Para isso, pretendemos utilizar plântulas de cana-de-açúcar produzidas em larga escala como modelo biológico. Essas plântulas serão utilizadas para dosagem de respostas biológicas de cana-de-açúcar a auxinas, assim como para avaliar modulação do relógio biológico sobre essas respostas. Esperamos que esse projeto possa expandir nosso conhecimento sobre estas duas vias de sinalização, o que pode ser relevante para o desenvolvimento de ferramentas biotecnológicas de cana-de-açúcar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES-LIMA, CICERO; CAVACANA, NATALE; TEIXEIRA CHAVES, GUSTAVO ANTONIO; DE LIMA, NATALIA OLIVEIRA; STEFANELLO, ELIEZER; COLEPICOLO, PIO; HOTTA, CARLOS TAKESHI. Reference genes for transcript quantification in Gracilaria tenuistipitata under drought stress. JOURNAL OF APPLIED PHYCOLOGY, v. 29, n. 2, p. 731-740, APR 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.