Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da exposição perinatal ao inseticida fipronil: repercussão tardia em parâmetros reprodutivos masculinos, em ratos

Processo: 13/06784-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Aline Lima de Barros
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Diferenciação sexual (núcleo celular)   Fertilidade   Inseticidas

Resumo

A exposição a diversas substâncias durante o período de diferenciação sexual hipotalâmica pode interferir com o padrão de desenvolvimento do sistema nervoso dos filhotes, induzindo mudanças permanentes no controle neuroendócrino da reprodução. O fipronil, inseticida amplamente utilizado em diversos cultivos, tem sido listado como um provável desregulador endócrino. Estudos demonstram que este composto pode afetar a tireoide, parâmetros reprodutivos e o sistema nervoso central. No entanto, a maioria dos estudos realizados com o fipronil avaliaram sua toxicidade aguda e poucos se referem aos seus possíveis efeitos reprodutivos, especialmente se a exposição ocorrer durante a gestação. Desta forma, objetiva-se, neste estudo, avaliar os possíveis efeitos resultantes da exposição perinatal ao fipronil e suas possíveis repercussões tardias sobre parâmetros reprodutivos, em ratos machos. Para tanto, ratas prenhes serão expostas a três doses de fipronil (0,03; 0,3; 3 mg/kg) na última semana de prenhez (Dias gestacionais 15-21) e primeira semana de lactação (Dias pós-natal 1-7) por gavage. Após o nascimento, os filhotes machos serão avaliados através dos seguintes parâmetros: determinação do peso corporal, distância anogenital e idades da separação prepucial e da descida testicular. Na vida adulta, estes mesmos animais serão investigados em relação ao: pesos de órgãos reprodutores, contagem espermática, morfologia e motilidade espermática, dosagem hormonal, análise histopatológica do testículo, epidídimo, hipófise, hipotálamo e tireoide, contagem de células de Sertoli, comportamento sexual e preferência sexual, teste de fertilidade e expressão de receptores de andrógenos por imunoistoquímica e analise semi-quantitativa de receptores de andrógenos no testículo. O presente estudo, além de proporcionar oportunidade de formação de recursos humanos qualificados, pode gerar informações importantes para a implementação de políticas governamentais de saúde pública que regularizem sua utilização em níveis seguros para a exposição humana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS, ALINE L.; BAE, JULIE H.; BORGES, CIBELE S.; ROSA, JOSIANE L.; CAVARIANI, MARILIA M.; SILVA, PATRICIA V.; PINHEIRO, PATRICIA F. F.; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.; ARENA, ARIELLE C. Perinatal exposure to insecticide fipronil: effects on the reproductive system in male rats. REPRODUCTION FERTILITY AND DEVELOPMENT, v. 29, n. 6, p. 1130-1143, MAY 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Influência da exposição perinatal ao inseticida fipronil : repercussão tardia em parâmetros reprodutivos masculinos e femininos, em ratos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.