Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da ativação da micróglia em astrocitomas humanos

Processo: 13/07704-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Suely Kazue Nagahashi Marie
Beneficiário:Thais Fernanda de Almeida Galatro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Astrocitoma   Células-tronco   Glioblastoma   Microglia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Astrocitoma | Células-tronco | glioblastoma | microglia | Neuroncologia

Resumo

Glioblastoma (GBM) é um tipo agressivo de tumor cerebral caracterizado por infiltração no cérebro normal. Os GBMs são geralmente resistentes à quimioterapia e à radiação. Após ressecção cirúrgica e tratamento, ocorre recorrência do tumor em praticamente todos os pacientes nos primeiros anos após o diagnóstico, resultando em uma sobrevida e prognóstico ruins. Em GBM, uma pequena parcela das células foi identificada com características próprias de células tronco neurais, as chamadas células tronco de glioblastoma (GSC). GSCs compartilham características com as células tronco neurais, como auto-renovação e potencial de diferenciação para multi-linhagens. Estudos sugerem que essas GSC são as responsáveis pelo início da progressão tumoral altamente resistente à terapia. O microambiente é reconhecidamente um fator importante na determinação da progressão tumoral. Em GBMs, o microambiente contém astrócitos, neurônios, e, mais importante, macrófagos residentes do cérebro, chamados micróglia. Essas células da micróglia são as células imunes do Sistema Nervoso Central que reagem a distúrbios na homeostase secretando citocinas pró-inflamatórias. A ativação aberrante da micróglia contribui para a neuro-degeneração em doenças como Parkinson. Em GBMs, as células da micróglia foram amplamente estudadas no contexto da resposta imune, enquanto que as consequências de sua resposta inflamatória na proliferação, resistência ao tratamento, migração e invasão de células de glioma não foram exploradas. Diversos estudos demonstraram a ativação da micróglia em células de GBMs humanos. Além disso, células de GBM podem induzir a ativação pró-inflamatória da micróglia. Nesse estudo, propomos estudar o papel inflamatório da micróglia na progressão do GBM. Nossa hipótese é que a ativação diferencial da micróglia a sua atividade parácrina tenha efeito na agressividade do GBM.Esse é um estudo colaborativo entre a Universidade de Groningen e a Universidade de São Paulo, que inclui um acordo de transferência de tecnologia e uma bolsa de Doutorado custeada pela Universidade de Groningen por dois anos. Estamos submetendo esse projeto para análise da FAPESP com o objetivo de obter suporte financeiro para os dois anos da bolsa de Doutorado aqui no Brasil, bem como para a análise das amostras brasileiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA GALATRO, T. F.; LERARIO, A.; MORETTI, I.; SOLA, P.; BERTOLDI, E. R.; FREITAS, V. G.; PEREIRA, T.; MARTINEZ, R. C.; MALDAUN, M. V.; EGGEN, B. J. L.; et al. Microglia exhibits proliferative and ECM modulating profiles in human gliomas. Glia, v. 65, p. 2-pg., . (13/07704-3, 13/02162-8, 16/15652-1, 13/06315-3)
GALATRO, THAIS F.; HOLTMAN, INGE R.; LERARIO, ANTONIO M.; VAINCHTEIN, ILIA D.; BROUWER, NIESKE; SOLA, PAULA R.; VERAS, MARIANA M.; PEREIRA, TULIO F.; LEITE, RENATA E. P.; MOLLER, THOMAS; et al. Transcriptomic analysis of purified human cortical microglia reveals age-associated changes. NATURE NEUROSCIENCE, v. 20, n. 8, p. 1162+, . (13/02162-8, 13/06315-3, 13/07704-3)
MORETTI, I.; GALATRO, T.; OBA-SHINJO, S.; MARIE, S.. Toll-like receptor expressions in human astrocytomas. Glia, v. 65, p. 2-pg., . (13/07704-3, 13/02162-8, 13/06315-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALATRO, Thais Fernanda de Almeida. Perfil de expressão gênica da micróglia humana e suas alterações relacionadas ao glioma. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.