Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma abordagem multidisciplinar para o estudo da diversificação de anfíbios

Processo: 13/12280-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Taran Grant
Beneficiário:Rafael dos Santos Henrique
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/10000-5 - Uma abordagem multidisciplinar para o estudo da diversificação de anfíbios, AP.JP
Assunto(s):Amphibia   Lithobates catesbeianus

Resumo

Avanços teóricos e empíricos nos últimos 50 anos revolucionaram o conhecimento científico dos anfíbios. Com este novo conhecimento, surge uma grande variedade de novas perguntas de pesquisa que exigem a integração de campos científicos independentes. De acordo com os objetivos do programa de Jovens Pesquisadores, pretendo estabelecer uma nova linha de pesquisa que combina novas tecnologias e abordagens inovadoras de diversos campos para investigar a diversificação dos anfíbios em várias escalas. Em pesquisas sobre a sistemática de anfíbios, serão realizadas saídas de campo no Brasil e na Colômbia e analisadas evidências fenotípicas e moleculares. Usando o sequenciamento de próxima geração, serão gerados 30 genomas completos, os quais serão usados para estudar a estrutura e função genômica e desenvolver primers universais para sequenciamento de regiões específicas para análise filogenética. A pele dos anfíbios possui um vasto arsenal de substâncias defensivas. Será investigada a evolução e ecologia da diversidade de alcalóides defensivos dos dendrobatídeos e do gênero bufonídeo Melanophryniscus. As invasões biológicas são uma das maiores ameaças à biodiversidade e também uma oportunidade única para estudar processos evolutivos e ecológicos. A distribuição da espécie invasora Lithobates catesbeianus, a rã-touro, tem aumentado muito no Brasil. Será usada a radio-telemetria para seguir os movimentos de indivíduos a fim de entender melhor os padrões e distâncias de movimento das populações invasoras e serão simuladas invasões acústicas para estudar o impacto da invasão desta espécie sobre a biodiversidade nativa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GRANT, TARAN; RADA, MARCO; ANGANOY-CRIOLLO, MARVIN; BATISTA, ABEL; DIAS, PEDRO HENRIQUE; JECKEL, ADRIANA MORIGUCHI; MACHADO, DENIS JACOB; RUEDA-ALMONACID, JOSE VICENTE. Phylogenetic Systematics of Dart-Poison Frogs and their Relatives Revisited (Anura: Dendrobatoidea). South American Journal of Herpetology, v. 12, n. 1, p. S1-S90, SEP 2017. Citações Web of Science: 39.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.