Busca avançada
Ano de início
Entree

Variação individual nos parâmetros acústicos de Bokermannohyla ibitiguara (Anura, Hylidae)

Processo: 13/12387-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Cynthia Peralta de Almeida Prado
Beneficiário:Rubens Antonio Felipe Turin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/12013-4 - Ecologia reprodutiva de anfíbios anuros: uma abordagem evolutiva, AP.JP
Assunto(s):Anura   Bioacústica   Seleção sexual

Resumo

Diversos tipos de canto são encontrados em várias espécies de anfíbios anuros e o principal e mais comum deles é o canto de anúncio, que tem como principais funções atração de fêmeas para o acasalamento e o espaçamento entre os machos. Variações dos parâmetros dessas vocalizações com implicações para a seleção de machos pelas fêmeas podem ser devidas a fatores ambientais, sociais e/ou morfológicos. Estudos sobre a variação nos parâmetros acústicos no canto de anúncio em anuros têm demonstrado relevância na discriminação de indivíduos e podem auxiliar no entendimento da comunicação social, bem como dos mecanismos de seleção sexual. A espécie escolhida para o presente projeto é endêmica do Cerrado e distribui-se pela Serra da Canastra e sul da Cadeia do Espinhaço, no Estado de Minas Gerais. Atualmente os estudos comportamentais com a espécie são poucos, apesar de sua ampla distribuição geográfica. Assim, este trabalho tem como objetivos quantificar os parâmetros acústicos do canto de anúncio de machos de uma população de B. ibitiguara e classificar tais parâmetros como dinâmicos ou estáticos. Variações intra e interindividuais dos parâmetros acústicos serão determinadas como forma de avaliar quais destes parâmetros poderiam ser avaliados pelas fêmeas durante a escolha do parceiro (seleção intersexual).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TURIN, RUBENS A. F.; NALI, RENATO C.; PRADO, CYNTHIA P. A. Intraspecific call variation in a Neotropical gladiator frog with a complex advertisement call. Amphibia-Reptilia, v. 39, n. 1, p. 31-39, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.