Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do perfil de expressão de microRNAs em reticulócitos e em cultura de células CD34+ de indivíduos com PHHF-2 e de pacientes com Delta-beta-talassemia Siciliana

Processo: 13/06679-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernando Ferreira Costa
Beneficiário:Thais Arouca Fornari Tavares
Instituição-sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Hemoglobinopatias   MicroRNAs   Expressão gênica   Hematologia

Resumo

Alterações nas hemoglobinas conhecidas como Hemoglobinopatias, constituem um grupo heterogêneo de doenças genéticas causadas por mutações que afetam genes responsáveis pela síntese das cadeias. A Persistência Hereditária de Hemoglobina Fetal (PHHF) consiste num desses grupos sem manifestações clínicas significativas resultando em altos níveis de HbF durante a vida adulta. Tais alterações moleculares ocorrem no grupo de genes da globina beta, sendo divididas em duas categorias: as formas delecionais e as não delecionais de PHHF. Duas deleções relacionadas a PHHF (PHHF-1 e PHHF-2) já foram descritas na população brasileira segundo os estudos realizados nos programas de triagem do Hemocentro e do Hospital das Clínicas da Unicamp. As delta-beta- talassemias também se originam a partir de deleções, em muitos casos bastante similares às que originam as formas delecionais de PHHF. Algumas hipóteses podem ser propostas para explicar a relação das deleções relacionadas a PHHF com a ausência de supressão normal dos genes gama na fase adulta e uma delas está relacionada ao controle pós-transcricional e a atuação dos microRNAs. Tais moléculas podem ser as responsáveis por esse mecanismo de regulação afetando a expressão diferencial das globinas e de alguns fatores de transcrição que as regulam. Nesse projeto, investigaremos esse possível mecanismo de regulação gênica tanto em reticulócitos quanto em cultura de diferenciação eritróide a partir de células CD34+, avaliando o perfil de expressão diferencial dos microRNAs. Posteriormente, avaliaremos o efeito do bloqueio e/ou indução de alguns desses pequenos RNAs sobre a expressão das globinas (alfa, beta e gama) e de alguns fatores de transcrição como ARID1B, TSPYL1 e ZHX2 que são potenciais candidatos a reguladores das globinas. Esta investigação pode ajudar a compreender as diferenças fenotípicas encontradas entre PHHF delecional e Delta-beta-talassemia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FORNARI, THAIS A.; LANARO, CAROLINA; ALBUQUERQUE, DULCINEIA M.; FERREIRA, REGIANE; COSTA, FERNANDO F. Modulation of fetal hemoglobin in hereditary persistence of fetal hemoglobin deletion type-2, compared to Sicilian delta beta-thalassemia, by BCL11A and SOX6-targeting microRNAs. Experimental Biology and Medicine, v. 242, n. 3, p. 267-274, FEB 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.