Busca avançada
Ano de início
Entree

O Dicionário Nietzsche (Nietzsche-Wörterbuch): verbetes "Pessimismo" e "Otimismo"

Processo: 13/09544-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 15 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Oswaldo Giacoia Junior
Beneficiário:Wander Andrade de Paula
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/03606-0 - O dicionário Nietzsche (Nietzsche-Wörterbuch): verbetes "pessimismo" e "Otimismo", BE.EP.PD
Assunto(s):Metafísica   Friedrich Nietzsche

Resumo

O presente projeto tem por objetivo a redação de um verbete duplo, "Pessimismo" e "Otimismo", para o Dicionário Nietzsche (Nietzsche-Wörterbuch). Coordenado por um dos mais renomados pesquisadores da Nietzsche-Forschung internacional, o prof. Dr. Paul van Tongeren (Universidade de Nijmegen, Holanda), o projeto de um dicionário sobre os escritos do pensador alemão teve início, nessa mesma Universidade, no ano de 1998 e é considerado, por sua amplitude, a mais ousada tentativa de produzir uma obra de referência sobre um dos filósofos mais controversos da história do pensamento ocidental. Previsto para ser publicado inicialmente em quatro volumes, o Nietzsche-Wörterbuch se transformou em uma obra de longo prazo e de escala global, com colaboradores de todas as partes do mundo. Tal fato tornou necessária a ampliação do número de volumes, bem como a inserção dos verbetes, antes de publicados em versão impressa, no banco de dados sobre o filósofo, a Nietzsche Online. Este vem sendo alimentado nos últimos anos tanto com a obra completa do próprio autor (KGW, Kritische Gesammtausgabe, e KGB, Briefwechsel: Kritische Gesamtausgabe), quanto com todas as publicações da editora De Gruyter, uma das mais importantes do mundo, sobre o filósofo. Até o momento, somente o primeiro volume (Band 1: Abbreviatur - einfach), contendo 67 verbetes, foi publicado. Uma gama de autores vêm trabalhando num repertório que totaliza cerca de 800 verbetes. Dando continuidade ao tema que vem sendo desenvolvido na tese doutoral do candidato, o presente projeto se insere, a convite do próprio professor coordenador do dicionário, no atual movimento de expansão e consolidação da pesquisa Nietzsche brasileira no cenário internacional.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WANDER ANDRADE DE PAULA. Ordenação moral de mundo e justificação da existência na metafísica de Schopenhauer. Trans/Form/Ação, v. 43, n. 1, p. 255-282, Mar. 2020.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.