Busca avançada
Ano de início
Entree

A edição política no Brasil e em Portugal: ação editorial e engajamento político no combate às ditaduras

Processo: 13/08668-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 25 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Sandra Lucia Amaral de Assis Reimao
Beneficiário:Flamarion Maués Pelúcio Silva
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História do livro   Brasil   Portugal

Resumo

A edição política ganhou relevo no Brasil e em Portugal nos períodos finais das ditaduras nestes países, particularmente nos anos 1970. Este projeto visa estudar e analisar, em perspectiva comparada, o trabalho dos editores responsáveis por seis casas editoras (três brasileiras e três portuguesas) cuja atuação vinculava de modo direto ação editorial e engajamento político, e que realizavam um trabalho editorial com intenção política de intervenção social, que é a característica principal da edição política. Pretende-se alcançar dois objetivos principais: A) Analisar como a ação editorial desses editores fundiu-se ao seu engajamento político oposicionista, transformando suas editoras em elementos ativos na oposição à ditadura; B) A partir da experiência desses editores, realizar uma análise comparativa das características da edição política em ambos os países, visando identificar o que havia de comum nestas experiências e o que era específico de cada uma. O primeiro objetivo proporcionará o entendimento de como se deu nos casos analisados a síntese entre edição e política, e quais as relações e mediações que proporcionaram tal síntese. O segundo objetivo permitirá uma reflexão sobre o papel que a edição política desempenhou no Brasil e em Portugal, buscando uma compreensão mais ampla do seu significado aqui e lá.Trabalharemos com os catálogos dos editores em foco (abordagem quantitativa e descritiva dos catálogos e análise qualitativa de obras escolhidas); com a imprensa do período; com arquivos públicos e privados, em especial de órgãos de repressão brasileiros e portugueses que possuam documentos sobre esses editores. Realizaremos também entrevistas com os editores escolhidos, que proporcionarão elementos de análise sobre a edição política em perspectiva comparada.Palavras-chave: Edição Política; História Editorial no Brasil e em Portugal; História do Livro no Brasil e em Portugal.

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
A arte de ser do contra 
El arte de la resistencia 
A arte de ser do contra 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.