Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência das características físicas e químicas de duas superfícies de abutments de implantes, zircônia e titânio, na adesão de células epiteliais gengivais Oba-9

Processo: 13/04825-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Francisco de Assis Mollo Júnior
Beneficiário:Maria Sílvia Maurício Rigolin
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Implantes dentários   Adesão celular   Células epiteliais   Zircônia   Titânio

Resumo

Para o sucesso de implantes em longo prazo é necessário que ocorra contato direto entre o implante e o osso subjacente assim como a ausência de processo inflamatório. A fim de evitar a penetração bacteriana, que poderia prejudicar tanto a cicatrização inicial quanto o comportamento em longo prazo dos implantes, há a formação de uma barreira epitelial precoce capaz de proteger biologicamente as estruturas periimplantares. Algumas características dos abutments são de importância crucial para obter uma interface eficaz entre implante e tecido mole. Em relação à característica química, o titânio ainda é considerado o padrão-ouro e tem mantido uma posição dominante no mercado como material de abutment e material de implante. Contudo, a demanda por restaurações estéticas favoreceu a introdução de abutments para implantes de cerâmica, como o de zircônia. Além da vantagem estética, a zircônia apresenta propriedades mecânicas favoráveis e acumula menor quantidade de placa dental comparada ao titânio. Ainda pouco se sabe sobre o comportamento dos microrganismos e do tecido epitelial mucogengival em relação a diferentes superfícies de abutments de implantes. Sendo assim, dada à necessidade de uma efetiva barreira tecidual ao redor dos implantes osseointegrados, o presente estudo pretende avaliar, in vitro, a influência das características físicas e químicas de duas superfícies de abutments de implantes, titânio e zircônia, na adesão de células epiteliais gengivais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIGOLIN, MARIA SILVIA M.; DE AVILA, ERICA DORIGATTI; BASSO, FERNANDA G.; HEBLING, JOSIMERI; COSTA, CARLOS ALBERTO DE S.; MOLLO JUNIOR, FRANCISCO DE ASSIS. Effect of different implant abutment surfaces on OBA-09 epithelial cell adhesion. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 80, n. 12, p. 1304-1309, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIGOLIN, Maria Sílvia Maurício. Influência de características físicas e química dos materiais de abutments de implantes em zircônia e titânio na adesão e viabilidade de células epiteliais gengivaiS OBA-9. 2014. 79 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho " Faculdade de Odontotologia de Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.