Busca avançada
Ano de início
Entree

Fractograma da emissão de gases de efeito estufa em solo de área de cana-de-açúcar em diferentes direções

Processo: 13/00360-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Newton La Scala Júnior
Beneficiário:Elton da Silva Bicalho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/24926-0 - Dimensão fractal e anisotropia da emissão de gases de efeito estufa e atributos do solo em área de cana-de-açúcar, BE.EP.DR
Assunto(s):Metano   Geoestatística   Óxido nitroso   Dióxido de carbono   Dimensão fractal

Resumo

As concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa (GEE), sobretudo CO2, CH4 e N2O, vêm aumentando desde o início da era industrial, o que pode ser atribuído, principalmente, às atividades humanas relacionadas à queima de combustíveis fósseis, mudanças no uso da terra e práticas agrícolas. O objetivo do projeto é determinar a estrutura de variabilidade espacial da emissão de CO2, CH4 e N2O do solo e sua dimensão fractal em diferentes direções e escalas, relacionando-a com os atributos físicos e químicos do solo, em área de cultivo de cana-de-açúcar sob sistema de manejo cana crua. As avaliações dos GEE e amostragem de solo serão realizadas em gradeado de 50 × 50 m, contendo 133 pontos dispostos de forma simétrica. A partir da orientação do gradeado em relação às linhas de plantio e à direção de preparo do solo, espera-se caracterizar a anisotropia, determinada pelas práticas de manejo da cultura, e a relação dos GEE com os demais atributos do solo. A variabilidade dos dados será analisada, inicialmente, por meio de estatística descritiva, sendo posteriormente calculada a dimensão fractal, derivada a partir de variogramas experimentais, de todos os atributos estudados para as diferentes direções e escalas. Essa caracterização deriva o fractograma, que, em diferentes direções ao longo do gradeado, indicam a estrutura de variabilidade espacial e sua anisotropia na área estudada. Além disso, para o auxílio à caracterização da anisotropia, será aplicada aos dados análise de componentes principais, além de análise de regressão múltipla como auxílio à modelagem da variabilidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICALHO, ELTON DA SILVA; MOITINHO, MARA REGINA; TEIXEIRA, DANIEL DE BORTOLI; PANOSSO, ALAN RODRIGO; SPOKAS, KURT ARNOLD; LA SCALA, JR., NEWTON. Soil Greenhouse Gases: Relations to Soil Attributes in a Sugarcane Production Area. Soil Science Society of America Journal, v. 81, n. 5, p. 1168-1178, SEP-OCT 2017. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BICALHO, Elton da Silva. Soil greenhouse gas emissions and their relations to soil attributes in a sugarcane area. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.