Busca avançada
Ano de início
Entree

Engenharia de Biochar - Preparação e Caracterização de Microesferas para Liberação Lenta de Nutrientes e Bactérias

Processo: 13/08373-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:André Henrique Rosa
Beneficiário:Carolina de Castro Bueno
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Substâncias húmicas   Química ambiental   Fósforo

Resumo

O uso de sistemas de liberação lenta de nutrientes na prática agrícola tem se mostrado uma prática viável e sustentável para o aumento do desempenho e eficiência das culturas, bem como para a qualidade dos produtos colhidos. Neste contexto, este projeto se baseia na preparação, caracterização e na avaliação do desempenho de microesferas poliméricas de alginato contendo biochar para imobilização e liberação lenta de fósforo rochoso e bactérias promotoras do crescimento de plantas. Para atingir este objetivo o biochar será preparado a partir da calcinação de bagaço de cana-de-açúcar e da biomassa restante de plantações de milho a diferentes temperaturas (300-700°C) para promover a sorção dos íons fosfato. As condições de preparação das microesferas serão otimizadas variando-se o pH do biochar com a finalidade de favorecer a imobilização e liberação lenta das espécies de interesse. A caracterização das microesferas (Alginato-Biochar-Fósforo-Bactérias) será feita por Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia e Espectroscopia de Força Atômica e Calorimetria de Varredura Diferencial. A quantificação do fósforo rochoso e de bactéria liberada ao longo do tempo pelas microesferas contendo biochar será avaliada pela comparação de experimentos controle (ausência de biochar) in vitro e em campo (plantação de milho), utilizando-se o método de Espectrofotometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-OES). Desta forma, este projeto visa abrir uma nova perspectiva multidisciplinar associada à Engenharia de Biochar e sua utilização para aumentar a fertilidade dos solos destinados à prática agrícola, bem como melhorar seus parâmetros microbiológicos, aumentando assim, a qualidade e produtividade das safras de forma sustentável utilizando menores volumes de fertilizantes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONTERO, JOSE IGNACIO Z.; MONTEIRO, ADNIVIA S. C.; GONTIJO, ERIK S. J.; BUENO, CAROLINA C.; DE MORAES, MINEIA A.; ROSA, ANDRE H. High efficiency removal of As(III) from waters using a new and friendly adsorbent based on sugarcane bagasse and corncob husk Fe-coated biochars. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 162, p. 616-624, OCT 30 2018. Citações Web of Science: 5.
BUENO, CAROLINA C.; MAIA, AMANDA A. D.; DE MORAIS, LEANDRO C.; ROSA, ANDRE H. Investigation on Prospective Energy Power from Corncob Husk Biomass and its Biochars by Kinetic Parameters and Isoconversional Models. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 11, p. 2202-2210, NOV 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BUENO, Carolina de Castro. Biochar : caracterização estrutural e interações com nutrientes e microorganismos pedológicos. 2017. 158 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Câmpus de Sorocaba)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.