Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do exercício físico sobre o estresse oxidativo, as MAPK e o NF-ºB no músculo sóleo de ratos com insuficiência cardíaca induzida por estenose aórtica

Processo: 12/22485-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marina Politi Okoshi
Beneficiário:Mariana Janini Gomes
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema musculoesquelético   Músculo esquelético   Ratos   Estresse oxidativo   Insuficiência cardíaca

Resumo

Embora o aumento do estresse oxidativo na musculatura esquelética durante a insuficiência cardíaca (IC) já esteja bem caracterizado, as fontes de geração de espécies reativas de oxigênio (EROs), assim como as vias de sinalização pelas quais o estresse oxidativo leva às alterações da musculatura esquelética, ainda não estão completamente esclarecidas. A NADPH oxidase constitui importante fonte geradora de EROs. Estudos sugerem que as vias das proteínas quinases ativadas por mitógeno (MAPKs) e do fator nuclear-ºB (NF-ºB) podem estar envolvidas na resposta muscular ao estresse oxidativo. O exercício físico (EF) tem sido apontado como importante estratégia terapêutica não farmacológica na prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. Entre seus benefícios, destacam-se os efeitos antioxidantes, decorrentes de aumento na expressão de enzimas antioxidantes e redução das enzimas pró-oxidantes. Somente poucos estudos avaliaram os efeitos do EF na IC induzida por estenose aórtica. Não identificamos trabalhos que tenham analisado os efeitos do EF sobre o estresse oxidativo e as vias de sinalização das MAPK e do NF-ºB na IC. Neste estudo, avaliaremos a influência do EF aeróbio sobre o estresse oxidativo e as vias de sinalização das MAPK e do NF-ºB na musculatura esquelética de ratos com IC induzida por estenose aórtica. Ratos Wistar com 90 a 100 g serão submetidos a toracotomia para indução de estenose aórtica. Vinte semanas após a cirurgia, serão constituídos quatro grupos experimentais: Sham sedentário (Sham-S), Sham exercitado (Sham-Ex), estenose aórtica sedentário (EAo-S) e estenose aórtica exercitado (EAo-Ex). Os grupos exercitados serão submetidos a exercício físico em esteira, cinco vezes por semana, durante oito semanas. Haverá período de adaptação, com aumento gradativo da velocidade e tempo de exercício. A tolerância ao esforço físico será avaliada antes e após o período de treinamento, por teste de esforço máximo. Disfunção ventricular será confirmada por estudo ecocardiográfico e a presença de IC por evidências anátomo-patológicas avaliadas durante a eutanásia. A atividade das enzimas antioxidantes será quantificada no músculo sóleo por espectrofotometria. A atividade da NADPH oxidase e a geração total de EROs serão avaliadas pela quantificação dos produtos derivados de oxidação do dihidroetídio por HPLC. A expressão gênica das subunidades do complexo enzimático NADPH oxidase será analisada por RT-PCR em tempo real. Proteínas das vias MAPK e do NF-ºB serão mensuradas por Western blot. Análise estatística: ANOVA.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, MARIANA JANINI; MARTINEZ, PAULA FELIPPE; SALOME CAMPOS, DIJON HENRIQUE; PAGAN, LUANA URBANO; BONOMO, CAMILA; RUIZ LIMA, ALINE REGINA; DAMATTO, RICARDO LUIZ; CEZAR, MARCELO D. M.; DAMATTO, FELIPE CEZAR; ROSA, CAMILA MORENO; GARCIA, CAMILA MARCHIOLLI; ABREU REYES, DAVID RAFAEL; HENRIQUE FERNANDES, ANA ANGELICA; FERNANDES, DENISE CASTRO; LAURINDO, FRANCISCO RAFAEL; OKOSHI, KATASHI; OKOSHI, MARINA POLITI. Beneficial Effects of Physical Exercise on Functional Capacity and Skeletal Muscle Oxidative Stress in Rats with Aortic Stenosis-Induced Heart Failure. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2016. Citações Web of Science: 24.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOMES, Mariana Janini. Influência do exercício físico sobre o estresse oxidativo, as MAPK e o NF-kB no músculo sóleo de ratos com insuficiência cardíaca induzida por estenose aórtica. 2015. 65 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.