Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do tabagismo passivo no tranporte mucociliar e no sistema nervoso autônomo

Processo: 13/03147-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ercy Mara Cipulo Ramos
Beneficiário:Ana Paula Coelho Figueira Freire
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Pneumologia   Tabagismo   Hábito de fumar   Poluição por fumaça de tabaco   Sistema nervoso autônomo

Resumo

Introdução: Muitos dos prejuízos associados ao hábito tabagístico podem se estender aos tabagistas passivos,Os estudos sobre tabagismo passivo e seus efeitos no transporte mucociliar em humanos ainda não estão esclarecidos na literatura. Objetivos: Verificar o efeito do tabagismo passivo no transporte mucociliar e no sistema nervoso autonômico de indivíduos tabagistas passivos e investigar possíveis correlações entre estas variáveis. Métodos: A amostra, composta por 102 indivíduos, será dividida em três grupos: tabagistas passivos, tabagistas ativos e um grupo controle. O protocolo será realizado em dois dias. O primeiro dia consistirá na aplicação de questionários específicos para cada grupo e espirometria. Em um segundo momento será realizada a monitorização da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) por 20 minutos em repouso, mensuração dos sinais vitais e de monóxido de carbono (CO) no ar expirado. Em seguida será avaliada a transportabilidade mucociliar (TMC) de todos indivíduos por meio do teste de tempo de trânsito de sacarina. Análise Estatística: Os dados serão analisados no programa estatístico Graphpad Prism®. A normalidade dos dados será avaliada por meio do teste de shapiro-wilk. Os dados serão expressos em média ± desvio padrão, com exceção de variáveis com distribuição não-normal, que serão descritas como mediana. Para análise intergrupos será utilizado o teste t não pareado ou teste de Mann-Whitney dependendo da normalidade dos dados. Para análise intragrupos, nos três momentos, será utilizado análise de variância para medidas repetidas ANOVA seguida de teste de Tukey. Correlações entre os dados da VFC e TTS serão avaliadas por meio dos coeficientes de Pearson ou Spearman, dependendo também da normalidade na distribuição dos dados. O nível de significância utilizado será de p<0.05.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREIRE, Ana Paula Coelho Figueira. Efeitos do tabagismo passivo no tranporte mucociliar e sistema nervoso autônomo de adultos. 2015. 404 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.