Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da 5-Hidroximetilcitosina na Reprogramação Nuclear de Bovinos

Processo: 13/07160-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Flávio Vieira Meirelles
Beneficiário:Rafael Vilar Sampaio
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Epigênese genética

Resumo

A reprogramação nuclear de uma célula somática a um estado embrionário tem diversas aplicações, como pesquisas básicas na biologia do desenvolvimento, aplicações médicas em terapia celular, melhoramento genético na agropecuária e conservação de espécies. As principais técnicas utilizadas na reprogramação nuclear são a transferência nuclear de células somáticas (TNCS) e a geração de células tronco induzidas (iPS). Muitos trabalhos tem mostrado uma baixa eficiência no processo de reprogramação nuclear nas duas técnicas, além disso, modificações epigenéticas tem sido apontadas como a principal barreira para uma reprogramação nuclear eficiente. As principais modificações epigenéticas são a metilação do DNA e modificações da proteína histona, como acetilação e metilação. Recentemente, a descoberta de mais uma modificação epigenética, a 5-hidroximetilcitosina (5hmC), relacionada ao mecanismo ativo de desmetilação do DNA, oferece uma nova abordagem no entendimento dos mecanismos envolvidos na reprogramação nuclear. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar a influência da 5hmC na reprogramação nuclear de bovinos, bem como utilizar novas estratégias para aumentar a eficiência das principais técnicas de reprogramação. Para isso, analisaremos o perfil epigenético (5mC, 5hmC, H3K9ac e H3K9me2) de células com diferentes níveis de diferenciação celular e as utilizaremos como doadoras de núcleo na TNCS. Além disso, visando facilitar o mecanismo de oxidação do DNA por meio da 5hmC, trataremos linhagens celulares com um agente modificador da cromatina (BIX-01294) para utilizá-las como doadoras de núcleo na TNCS e iPS. O perfil epigenético dos zigotos e das células geradas será analisado quanto a influência do tratamento nos principais marcadores. Assim, esperamos estabelecer a relação entre os níveis de 5hmC nas células doadoras de núcleo ao grau de eficiência da desmetilação do DNA durante a reprogramação nuclear.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMPAIO, RAFAEL VILAR; SANGALLI, JULIANO RODRIGUES; CAMARA DE BEM, TIAGO HENRIQUE; AMBRIZI, DEWISON RICARDO; DEL COLLADO, MAITE; BRIDI, ALESSANDRA; CAVALCANTE MENDES DE AVILA, ANA CLARA FAQUINELI; MACABELLI, CAROLINA HABERMANN; OLIVEIRA, LILIAN DE JESUS; DA SILVEIRA, JULIANO COELHO; CHIARATTI, MARCOS ROBERTO; PERECIN, FELIPE; BRESSAN, FABIANA FERNANDES; SMITH, LAWRENCE CHARLES; ROSS, PABLO J.; MEIRELLES, FLAVIO VIEIRA. Catalytic inhibition of H3K9me2 writers disturbs epigenetic marks during bovine nuclear reprogramming. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 JUL 13 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.