Busca avançada
Ano de início
Entree

Reprodutibilidade e validade do Chronic Obstructive Pulmonary Disease Assessment Test (CAT) para uso em pacientes adultos com Bronquiectasia

Processo: 13/02851-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Simone Dal Corso
Beneficiário:Drielly Jésica Milani Zanatta
Instituição-sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bronquiectasia   Dispneia

Resumo

Apesar de ser uma doença crônica, progressiva e debilitante, há escassez de instrumentos específicos para avaliar o impacto da Bronquiectasia (BCQ) na vida diária desses pacientes. Objetivo: avaliar a reprodutibilidade do CAT e validar seu uso para pacientes com BCQ. Métodos: serão avaliados 65 pacientes, de ambos os gêneros, com diagnóstico clínico/tomográfico de BCQ, com idade e 18 anos e estáveis clinicamente. Os pacientes realizarão espirometria, o shuttle walking teste incremental (SWT) e responderão ao Saint George´s respiratory questionnaire (SGRQ) e ao CAT. Após uma semana, o CAT será aplicado novamente. Resultados esperados: nossa hipótese é que o CAT será reprodutível também nesta doença, uma vez que é um instrumento simples e de fácil entendimento. Adicionalmente, o CAT será uma avaliação capaz de mensurar o efeito da doença no dia-a-dia do paciente com BCQ, pois seus escores serão consistentes com os escores do SGRQ e com o desempenho no SWT, uma medida objetiva de capacidade funcional. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANZA, FERNANDA C.; CASTRO, REJANE A. S.; DE CAMARGO, ANDERSON A.; ZANATTA, DRIELLY J. M.; RACHED, SAMIA; ATHANAZIO, RODRIGO; CUKIER, ALBERTO; STELMACH, RAFAEL; DAL CORSO, SIMONE. COPD Assessment Test (CAT) is a Valid and Simple Tool to Measure the Impact of Bronchiectasis on Affected Patients. COPD-Journal of Chronic Obstructive Pulmonary Disease, v. 15, n. 5, p. 512-519, 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.